Vai ter Oktober, sim! Ações especiais alusivas à festa serão promovidas no comércio de Blumenau

Por: Felipe Elias

02/10/2020 - 11:10 - Atualizada em: 02/10/2020 - 11:54

Vai ter Oktoberfest, sim, em Blumenau! Embora a maior festa alemã das Américas tenha sido cancelada pela primeira vez em sua história, a Prefeitura realizará uma série de ações alusivas ao evento junto ao comércio, para incentivar a retomada econômica na cidade.

Com a pandemia do coronavírus, a programação também tem como objetivo reforçar a capacidade dos blumenauenses para vencer adversidades, marca simbolizada pela criação da Oktoberfest em 1984, época na qual o município teve que superar duas grandes enchentes.

Com o mote “Tradição em superar desafios”, as ações ocorrerão entre 7 e 25 de outubro, quando originalmente a festa seria promovida. Os artigos utilizados na campanha serão financiados por empresas patrocinadoras – Cerveja Blumenau, Empório Vila Germânica e Olho Embutidos e Defumados -, sem a aplicação de recursos públicos.

Bares e restaurantes

A programação envolverá, sobretudo, bares e restaurantes. De acordo com a organização, cerca de 50 estabelecimentos gastronômicos receberão kits de decoração contendo itens como bandeirinhas, máscaras, trilhos de mesa, jogos americanos e bolachas com a identidade visual criada para a iniciativa.

Além disso, oferecerão cardápio com comidas alemãs e promoções para incentivar os visitantes a comparecerem com traje típico. As ações serão organizadas com todos os cuidados para que não haja aglomeração de público. Durante o período, estão previstas blitze para garantir o cumprimento às normas de prevenção à Covid-19.

Os restaurantes participantes contarão com QR-Code para o monitoramento de casos de coronavírus. O sistema funciona como “Check in voluntário”, em que os visitantes preenchem apenas CPF e telefone. Os dados são integrados com a Secretaria Municipal de Saúde, que fará o acompanhamento e supervisão das pessoas que estiveram no mesmo local. Caso haja alguma contaminação, os clientes recebem um aviso via telefone cadastrado.

Decoração pelas ruas da cidade

Bandeiras serão instaladas nas ruas XV de Novembro, Antônio da Veiga, Humberto de Campos e Alberto Stein, para levar a essência da festa a algumas das principais vias da cidade.

Incentivo à compra de traje típico

Um dos setores mais afetados pelo cancelamento da Oktoberfest foi o de confecção e comercialização de trajes típicos. Diversos estabelecimentos e autônomos têm como principal fonte de receita as vendas efetivadas durante a realização do evento.

Por isso, a organização desenvolverá uma campanha para fomentar a compra das tradicionais vestimentas já para a edição de 2021. Um guia digital divulgará os contato e endereço de lojas que comercializam os trajes.

Encerramento com Velhos Camaradas

Para fechar a programação, no dia 25 de outubro haverá uma live com a reprodução da tradicional cerimônia de encerramento, show dos Velhos Camaradas e, por fim, a procissão dos monges na condução do caneco oficial de volta à Bier Krug. Não será permitida a presença de público na ocasião.

Todos os integrantes envolvidos neste evento serão testados para diagnóstico da Covid-19.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul