Sesi Odonto dá dicas aos pais sobre os cuidados com a saúde bucal do bebê e da criança

Por: Elissandro Sutil

19/10/2016 - 11:10 - Atualizada em: 19/10/2016 - 11:34

Ter uma infância saudável também é sinônimo de cuidados com a dentição das crianças. Mas, principalmente para quem é papai e mamãe de primeira viagem, muitas dúvidas podem surgir no dia a dia. O serviço de odontologia do Sesi reuniu algumas das principais dúvidas dos pais e ajudou a esclarecer. Veja a seguir:

Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?

Ao surgimento do primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra.  Esta consulta tem função de orientar os pais e promover a saúde oral da criança. Com o acompanhamento odontológico desde cedo, o dentista poderá acompanhar o nascimento dos dentes e o crescimento e desenvolvimento da boca da criança.

O aleitamento materno é importante para saúde oral?

Sim. O Leite materno contém substâncias necessárias ao desenvolvimento do bebê. Amamentar estimula o correto crescimento e desenvolvimento orofacial, contribuindo para a evolução natural da sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala.

Como e quando fazer a higiene oral do bebê?

O surgimento dos dentes de leite normalmente inicia entre o 6º e o 8º mês de vida, mas algumas crianças podem adiantar ou atrasar essa erupção. A limpeza dos dentes, gengiva e língua deve ser feita seguindo as orientações do odontopediatra, sempre com os movimentos da escova de maneira delicada e sem pressa.

Qual pasta de dentes devo utilizar?

A presença de flúor na saliva é muito importante para prevenção da cárie. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é do uso de PEQUENA QUANTIDADE de pasta de dentes infantil fluoretada, com concentração de flúor em torno de 1100 ppm.

A criança pode escovar os dentes sozinha?

Até os 06 de idade recomenda-se que a higiene oral seja realizada pelo responsável da criança. A partir desta idade a criança pode escovar, mas com a supervisão dos pais.

É importante também lembrar de sempre oferecer à criança uma alimentação saudável, evitando ao máximo o açúcar, refrigerante e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. 😉

Em caso de outras dúvidas, o Sesi oferece o serviço de odontologia, você pode procurar a unidade na sua cidade e se informar. Lembrando que os trabalhadores da indústria tem preços diferenciados. O Sesi Jaraguá do Sul fica na Rua Walter Marquardt, 835, no bairro Barra do Rio Molha. O telefone para contato é 3372-9405. Em Guaramirim o contato é pelo 3376-5785.

Fonte: Associação Brasileira de Odontopediatria,  Ministério da Saúde e Sesi Jaraguá do Sul.