Na noite de segunda (1º), São Francisco do Sul deu início à 11ª edição da Feira do Livro, evento que celebra a literatura, a cultura popular e a arte com atividades gratuitas para todas as idades. A abertura oficial aconteceu no Cine Teatro X de Novembro e teve como ponto alto a emocionante palestra de Fernando Fernandes, atleta paralímpico, apresentador e palestrante, que compartilhou sua trajetória de superação após o acidente que o deixou paraplégico. Sua história inspiradora emocionou o público, reforçando o tema do evento deste ano: “O saber muda o mundo”.
A diretora-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul (FUCISF), Juliana Anjos, destacou a importância do evento. “A Feira do Livro é um espaço de transformação. A cada ano buscamos trazer atrações que inspirem, emocionem e reforcem o valor da cultura e do conhecimento. Começamos com uma palestra inesquecível e a expectativa para os próximos dias é de muita troca, aprendizado e encantamento”, afirmou.
Entre os momentos mais esperados da programação está a palestra do poeta, escritor e comunicador Allan Dias Castro, marcada para quinta-feira (05), às 20h30, no Cine Teatro X de Novembro. Conhecido por popularizar a poesia e levar reflexões profundas ao público, Allan promete uma apresentação emocionante com o tema “A liberdade nos assusta?”.
Além das palestras, a Feira oferece uma programação diversificada que inclui oficinas literárias, contação de histórias, apresentações culturais, Troca Solidária de Livros, Palco Literário e o aguardado desfile Cosplay. Destaque também para atividades interativas como o projeto Ciência na Mala e apresentações de boi de mamão e a dança do vilão com grupos culturais locais.
A 11ª Feira do Livro de São Francisco do Sul acontece até o dia 06 de setembro, com entrada gratuita em todas as atividades. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da FUCISF, com patrocínio da ArcelorMittal, TESC e Vila Real Hotéis, e apoio da Univille, TGSC, Oceânica, Aupex e Uniasselvi.
A programação completa pode ser conferida no site e redes sociais oficiais da Prefeitura e da Fundação Cultural.