Festival de cultura japonesa programado para 12 a 14 de setembro, no Parque Expoville, o 2º Sakura Joinville será o palco da seletiva oficial de Santa Catarina para o Miss Nikkey 2026, tradicional concurso de beleza nipônica realizado anualmente.
Inscrições abertas no site missnikkey.com.br para mulheres de 15 a 33 anos, descentes de japoneses. O Miss Nikkey 2026 é parte do Festival do Japão, que ocorre em São Paulo, no mês de julho. O objetivo do concurso é divulgar a beleza nipo-brasileira, promover a integração de comunidades nipônicas de várias partes do país e divulgar a cultura japonesa.
Além do Miss Nikkey, marcado para sábado, 13, haverá dois dias de concurso de cosplay, em que os participantes se caracterizam e interpretam personagens de filmes, animes, mangás, jogos, ou até celebridades, e concurso de K-pop, gênero musical coreano, ampliando o foco do festival para todo o universo da cultura oriental.
A expectativa dos organizadores é de um público superior a 20 mil pessoas, nos três dias do evento. A distribuição de ingressos gratuitos está aberta na plataforma Sympla. Também por ali é possível fazer sua doação simbólica para o projeto do Parque Sakura Joinville, lançado no ano passado. Valores de R$ 15 a R$ 40 garantem brindes, como o botton da mascote oficial e a cerveja com a marca do festival, produzida pela Dom Haus, de Araquari.
Todo o lucro obtido pelo evento será destinado à criação do Parque Sakura Joinville, inspirado no conhecido Parque Sakura, de Frei Rogério, no Oeste catarinense. A ideia é que o futuro parque venha a se tornar o centro de referência em cultura oriental no Norte de Santa Catarina.
Na programação do festival, espaços para artes marciais, gastronomia autêntica, oficinas e atividades interativas, feira de produtos, música, dança e tradições milenares. “Novamente, o festival será uma oportunidade para o público imergir na cultura japonesa, e com um lado social relevante”, resume Fábio Martins, presidente da Associação Matusa Bujutsu, organizadora do evento. O Sakura 2025 é um projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.