Portugal teve, em 2018, a quarta taxa de natalidade mais baixa entre os Estados-membros da União Europeia (UE), registrando também uma diminuição de sua população para 10,28 milhões de pessoas, com 87 mil nascimentos e 113 mil mortes no ano passado.

 

 

Em busca de reverter este quadro preocupante, o Programa Regressar, iniciativa do Governo português, visa apoiar os que emigraram de Portugal para outros países, bem como os seus descendentes e outros familiares, para que tenham melhores condições para voltar a Portugal e para aproveitar as oportunidades que hoje existem no país.

O que o programa oferece?

Segundo informações do Jornal Paivense, um dos principais do norte de Portugal, o programa consiste em medidas concretas de apoio aos que optam por regressar ao país, como um regime fiscal mais favorável, apoio financeiro para os emigrantes ou familiares de emigrantes que decidam ir trabalhar no país e uma linha de crédito para apoiar o investimento empresarial e a criação de novos negócios.

O programa também contempla equivalências e reconhecimento de habilitações literárias (bacharelado, licenciatura e afins).

Em conversa, Joaquim Moreira da M Contábil especialista em receber brasileiros por lá para negócios, contou que muitos portugueses e descendentes que moram no Brasil, ao entender o benefício, iriam querer voltar a Portugal.

Procedimentos e informações

O município de Cinfães é um dos que está apoiando o retorno de portugueses e seus descendentes para o país.

A Câmara Municipal de Cinfães, disponibilizou à população um balcão de informações no Gabinete de Inserção Profissional do município, localizado na Rua Conselheiro Martins de Carvalho. O horário de funcionamento é das 9h às 13h e das 14h às 17h, de segunda a quinta-feira.

Para aqueles que não podem ir presencialmente, é possível consultar o guia de apoio elaborado pela autarquia com todas as informações principais (clique para ler o Guia).

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger