Por que fazemos mais xixi em dias frios?

Por: OCP News Jaraguá do Sul

10/08/2016 - 07:08

Muitas pessoas já perceberam que com a chegada do inverno ocorrem algumas mudanças em nosso organismo, em especial a necessidade de urinar com maior frequência. Mas você sabe por que isso acontece? Ficamos curiosos e fomos buscar a resposta. Confira:

Essa mudança acontece porque a produção de urina está diretamente relacionada com o volume de liquido ingerido durante o dia, com a temperatura e com a umidade do ar.

Assim, em um clima quente e seco ocorre maior transpiração pela pele, ou seja, maior suor. O oposto ocorre em um clima frio e úmido. Assim, se a mesma pessoa ingerir a mesma quantidade de liquido nas duas situações irá produzir maior quantidade de urina no clima frio.

Você pode transpirar menos, mas o seu corpo ainda precisa eliminar a mesma quantidade de água, por isso você faz mais xixi.

No calor, urinamos entre 1 litro e 1,5 litro por dia, na média. Num dia frio, essa quantidade pode até dobrar. Entretanto, isso varia de pessoa para pessoa, já que o tanto de urina produzido depende bem mais da porção de líquidos ingeridos ao longo do dia, independentemente da estação do ano.

Fontes: Super Interessante, DGABC e Dr Fernando Almeida