Neste fim de semana, no sábado (23) e domingo (24), a Aldeia Piraí, em Araquari, estará aberta para compartilhar conhecimentos. O cacique Ronaldo Costa – Karaí Tokumbo, em Guarani – conduz mais uma edição da oficina de arco e flecha e zarabatana.

Quem disser sim para a vivência, poderá fazer todo o processo, conforme a tradição da etnia Guarani. O grupo será levado para coletar matéria-prima na mata e irá cuidar de todos os detalhes para construção dos artefatos – desde o corte da madeira, até fixar as penas na flecha.

Durante a vivência, grupo é levado para retirar matéria-prima. Foto Natália Trentini/Divulgação.

Os interessados são convidados a acampar na Aldeia para conhecer de perto o modo de vida. As refeições também fazem parte dessa integração – os participantes levam os ingredientes e os anfitriões preparam os pratos.

Além disso, a vivência se estende na noite de sábado (23) na Opy (Casa de Reza), com cantos e danças tradicionais Guarani Mbya.

Eventos são forma de levar conhecimento Guarani aos não-indígenas. Foto: Natália Trentini/Divulgação

Desde o ano passado, o cacique Ronaldo Costa iniciou um movimento de oficinas para mostrar a cultura Guarani aos não-indígenas. A intenção é seguir com ações que mostram o valor do artesanato e conhecimento mantido na Aldeia.

Serviço

  • O que: “Vivência Guarani M'bya: Oficina de Arco e Flecha e Zarabatana”
  • Quando: 23 e 24 de fevereiro, das 9h às 18h nos dois dias
  • Onde: Aldeia Piraí, na BR-280, KM 38, Araquari
  • Quanto: R$ 90 ou R$ 45 para crianças até 12 anos

Inscrições com Leticia no (47) 99162-5662 ou João no (47) 98916-5474.

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!