Morro do Mirante e outros espaços públicos de Joinville ganham obras de arte urbana

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: Thomas Madrigano

20/05/2022 - 17:05 - Atualizada em: 20/05/2022 - 17:42

Alguns espaços públicos de Joinville estão ganhando obras de arte. Locais como o Parque da Cidade, Morro do Mirante e do Zoobotânico, o CEU do Aventureiro e a praça 150 Anos Cidade de Joinville (onde está localizado o monumento A Barca) abrigam agora obras de arte urbana.

Quem sobe o Morro do Mirante e do Zoobotânico depara-se com painéis pintados recentemente pelo artista plástico Meier. Usando a técnica da aerografia (pintura com pistola de ar), ele transformou vários muros do local no habitat de exuberantes animas e plantas da Mata Atlântica.

 

 

O trabalho foi feito com o apoio da Prefeitura e de empresas privadas. “A inspiração foi colocar ali a fauna e flora nativa e também outros animas da Mata Atlântica, como a onça, para gerar impacto”, diz Meier.

Wilson Meier Júnior, que começou a desenhar aos 8 anos de idade, está há 11 anos trabalhando com aerografia.

“Nesses trabalhos que fiz no Mirante e Zoobotânico, minha ideia é que as pessoas que sobem e descem o morro parassem antes de irem embora e tirassem mais algumas fotos. A ideia foi criar locais ‘Instagramáveis’”, brinca o artista.

A natureza brasileira também é o tema dos trabalhos que adornam um mural de cerca de 100 metros quadrados, no CEU do Aventureiro. O trabalho foi feito em fevereiro deste ano pelo muralista Filiage e integra o projeto nacional Muros na Mata Atlântica.

Em Joinville, a obra de Filiage não deixou de prestar uma homenagem a uma celebridade da fauna local: o jacaré Fritz.

Homenagem aos imigrantes

Perto do conhecido monumento A Barca (concebido pelo designer César Dobner, em frente à Prefeitura de Joinville), os irmãos Feitosa criaram outra homenagem aos imigrantes que colonizaram Joinville.

A obra feita com grafite mostra uma família de imigrantes em um cenário rural, ao lado de uma casa enxaimel.

“Usamos como referência a própria Barca. Nos inspiramos nos povos que colonizaram Joinville, ao retratar essa família”, explica Eduardo Feitosa, que produziu a obra em parceria com o irmão Alexandre.

Eu Amo Joinville

Em três locais da cidade, joinvilenses e turistas têm o cenário perfeito para registrar nas redes sociais seu amor pelo município. O Parque das Águas (ao lado da Cidadela Cultural Antárctica), o Parque Porta do Mar e a praça da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin contam com as estruturas Eu Amo Joinville.