Nesta sexta-feira (20), a Secretaria da Saúde confirmou mais duas mortes em decorrência da dengue em Joinville. Desde o início deste ano, nove pessoas perderam a vida em função de complicações ocasionadas pela dengue.
As confirmações foram feitas após investigação epidemiológica de óbitos ocorridos no dia 13 de maio.
As vítimas são uma mulher, de 36 anos, moradora do bairro Morro do Meio, que faleceu em sua residência; e uma mulher, de 50 anos, moradora do Centro, que faleceu em um hospital da rede privada.
Atenção redobrada nas residências
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), a maior parte dos focos do mosquito ficam localizados em residências. Por este motivo, é fundamental evitar o acúmulo de água, acondicionar garrafas com a boca para baixo, colocar areia nos pratos dos vasos e manter as calhas limpas, por exemplo.
Evolução dos casos
Desde o início deste ano, Joinville confirmou 6 mil casos de dengue, além de ter identificado 7,8 mil focos do mosquito Aedes aegypti. Os bairros com mais casos confirmados são Costa e Silva, Iririú, Comasa, Jardim Iririú e Aventureiro.
No site joinville.sc.gov.br/dengue é possível acompanhar os dados atualizados da doença em Joinville, incluindo o detalhamento dos casos confirmados por idade e localização. Também é possível visualizar a localização dos focos do mosquito mapeados pela equipe da Vigilância Ambiental.