Morar Bem: Arquitetos falam sobre carreira e inspiração para projetos

Por: Elissandro Sutil

08/05/2018 - 12:05 - Atualizada em: 08/05/2018 - 12:06

Tudo começa com o respeito. É assim que Keidy e Raphael Cavalcanti, do escritório de arquitetura que leva o nome do casal de arquitetos de Jaraguá do Sul, contam como se mantêm inspirados dia a dia, depois de cerca de duas décadas desde o início de suas carreiras, ainda como estagiários. Mesmo após tanto anos de estrada, o casal ainda fala com muito amor sobre arquitetura.

Há quanto tempo vocês estão no mercado? Quando começou o trabalho com arquitetura?

Raphael começou estagiando com a arquiteta Ruth Borgmann em 1994 e formou-se em 2000. Keidy estagiou também com o arquiteto Conrad em 2002, com a arquiteta Ruth em 2003 e está formada desde 2004.

Estamos no mercado já podemos dizer a bastante tempo, mas como escritório Keidy e Raphael Cavalcanti Arquitetura para a Felicidade apenas desde de setembro de 2009.

Casamos primeiro com a arquitetura, mas não demorou para iniciarmos este “triângulo amoroso”, entre nós dois e a profissão.

Durante esse tempo, que projetos mais marcaram, e por que motivo?

Todos! Dos maiores, os mais complexos até os mais simples, aliás, a maioria dos nossos trabalhos são simples, porém, mesmo assim, feitos com muito amor e dedicação. Por trás de cada obra, existe o ser humano e como já dizia o Saudoso Oscar Niemeyer, o importante são as pessoas.

https://ocponline.com.br/morar-bem-arquitetura-industrial-aplicada-na-nova-sede-do-ocp/

 

Nossa cidade e região é bem servida de mão de obra e fornecedores para uma boa arquitetura?

Sem dúvida. Já fizemos inclusive trabalhos em outras cidades e estados do Brasil e estes clientes sentiram muita diferença positiva na qualidade do produto e no serviço das empresas daqui.

Mesmo não existindo perfeição em nada nem ninguém, claro, somos sim uma região que preza muito pela pontualidade, que dá garantia do serviço e do produto, que possui muito capricho no que faz e que entende que sua marca está diretamente ligada à qualidade do que fica para o uso do cliente.

Temos excelentes mestres de obras, marmorarias, vidraçarias e marcenarias como a Projemóveis que está completando 17 anos, um grande exemplo de organização, estrutura e bom serviço para todo o sul do Brasil, orgulho para nossa região.

Quando se trata de trabalho bem feito, somos referência nacional e isto merece nos orgulhar muito.

Como permanecer inspirado, como criar novos olhares, novas ideias, depois de tanto tempo?

Tudo começa com o respeito. Quando existe respeito, estamos abertos a novas possibilidades e novas ideias. Quando existe respeito estamos mais atentos, escutamos mais, damos mais valor ao que lemos, percebemos novos pontos de vista. Depois disto é a observação e o estudo contínuo do que acontece ao nosso redor, no Brasil e no mundo.

Apesar de que isto sempre seja incrível e inigualável, ninguém precisa mais viajar o mundo para buscar novidades, basta ter acesso a internet.

Mas fundamentalmente novos olhares e novas ideias vem sempre do relacionamento e intercâmbio com instituições e principalmente com pessoas variadas e para isto a arquitetura é demais.

Aprendemos e nos desenvolvemos da mesma forma escutando um pedreiro, mestre de obras e marceneiro ou uma palestra de renomado arquiteto. Aprendemos da mesma forma atendendo um cliente de modesto orçamento, como atendendo um cliente com mais condições financeiras.

Criamos novos olhares estudando Dubai, Cingapura ou aqui nas obras do nosso bairro mais próximo. Novos olhares e ideias vem do poder da observação respeitosa.

Equipe de Arquitetos Associados

Arq. Raphael Cavalcanti da Silva

Arq. Keidy D. Kaestner Cavalcanti da Silva

Arq. Rhaleb Bakr

Arq. Umberto Rubini

Estagiária Carol Stinghen

Estagiária Bruna Gabriella

Contato

Telefone: 99119-5130 • 9 9220-1140

E-mail: ninho@keidyeraphael.com.br

Endereço: André Corsino de Magalhães, 116, bairro Vila Nova, Jaraguá do Sul – SC

Leia mais

https://ocponline.com.br/161018-2/