A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que concede o Título de Cidadão Catarinense ao maestro e oboísta Alexandre Henrique Klein, idealizador e diretor artístico do FEMUSC – Festival Internacional de Música de Santa Catarina.
A iniciativa é de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e reconhece a contribuição de Klein para o fortalecimento da cultura e da educação musical no Estado.
Natural de Porto Alegre e criado em Curitiba, Alex Klein é um dos músicos brasileiros mais renomados no cenário internacional. Foi primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago e é vencedor de cinco prêmios Grammy, sendo o único brasileiro a alcançar tal distinção na música clássica.
Fundação Badesc Musical recebe artistas autorais neste sábado (08)
Desde 2006, o maestro comanda o FEMUSC, que se consolidou como o maior festival-escola de música da América Latina, integrando professores de diferentes países, artistas locais e jovens talentos em um movimento colaborativo de excelência.
O evento também se destaca por formar equipes de produção de alto nível, ampliar o acesso à música erudita e viabilizar a chegada de instrumentos e equipamentos de ponta a Santa Catarina, fortalecendo a cadeia cultural e educacional do Estado. A cerimônia oficial de entrega da honraria deve ocorrer durante a 21ª edição do festival, entre 11 e 24 de janeiro de 2026, em Jaraguá do Sul.