Como parte da agenda de 2025, totalmente dedicada aos seus 50 anos, a Acap promove neste sábado (O8), às 15h, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, o lançamento do livro “Memória, Legado e Resistência – 50 Anos da Associação Catarinense de Artistas Plásticos”.
De autoria da jornalista Néri Pedroso, com participação da autora convidada Francine Goudel, a obra resgata a associação que carrega há cinco décadas o DNA de seus oito fundadores – Eli Heil, Franklin Cascaes, Martinho de Haro, Max Moura, Ernesto Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro e Vera Sabino – , todos artistas consagrados na cena da arte moderna e contemporânea de Santa Catarina.

Foto: Divulgação/Acap
Presidente da entidade desde 2020, Gelsyr Ruiz vê o livro como um sonho coletivo realizado, uma ideia gestada há mais de dez anos por diretorias anteriores e que, só agora, por meio do edital da PNAB/SC (Política Nacional Aldir Blanc), é concretizado. “Trata-se de um documento que permite olhar para a história construída por centenas de artistas, no esforço individual de muitos, no desejo de aprendizagem e encontro, na crença de que a arte é transformadora”, frisa.
Com 142 páginas, formato 20 cm x 20 cm, o livro tem cinco capítulos. Os quatro primeiros resultam da pesquisa da jornalista: “Vidas, Cidade e História”, “Anos 1970 e Os Fundadores: Gênese”, “Trocas Transregionais e Transnacionais” e “Instauração de Novos Códigos”. No último, “O Percurso de Autonomia da Arte”, a autora convidada chama a atenção para o jogo de circulação que a obra institui no sistema composto por diferentes agentes e instituições, legitimando a produção artística.
A publicação, bilíngue em inglês, tem tradução de Samantha Hoffmann, revisão de Denize Gonzaga e projeto gráfico e produção de Júlia Steffen. Também inclui uma galeria, um serviço em que apresenta com foto todos os presidentes, uma relação da atual diretoria e o nome artístico dos 47 associados na atualidade.
O lançamento do livro
- Quando: 8/11/2025, às 15h
- Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação (rua Desembargador Pedro Silva, 2.568), Coqueiros, Florianópolis
- Quanto: distribuição gratuita
Próximas exposições da Acap
Museu Victor Meirelles
- “Movências: Ressignificação dos Oito Fundadores da Acap: Eli Heil, Franklin Cascaes, Martinho de Haro, Max Moura, Ernesto Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro e Vera Sabino”.
- Quando: de 19/11/2025 a 31/1/2026
Mesc (Museu da Escola Catarinense)
- “Coletoras: Ressignificação de Eli Heil e Vera Sabino”
- Quando: de 5/12/2025 a 31/1/2026
Para acompanhar a Acap:
- Site: https://www.acap-art-sc.com/
- Instagram: @acap.art.br
- Facebook: https://www.facebook.com/acap.art.br/
- Youtube: @acap-associacaocatarinense7031