Lei quer proibir passageiro bêbado ao lado do motorista

Por: Elissandro Sutil

28/07/2016 - 10:07 - Atualizada em: 28/07/2016 - 14:08

Você acha que dirigir com alguém alcoolizado no banco de passageiro é arriscado? Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que quer estender a Lei Seca para passageiros alcoolizados ou sob efeito de qualquer substância psicoativa.

A lei é de autoria do Deputado Flávio Augusto da Silva (PSB-SP), e o PL 4380/2016 tem como objetivo impedir que a condução do veículo seja afetada por terceiros. Caso a lei seja aprovada, dar carona para uma pessoa bêbada ou drogada pode gerar 7 pontos na CNH do condutor, além de retenção do veículo. A alternativa seria que a carona sente no banco de trás.

dicas-para-voce-dirigir-um-carro-alugado-com-mais-conforto

Segundo o deputado, o objetivo da medida é impedir que a condução do veículo seja afetada por quem, ao lado do motorista e em estado alterado, tome atitudes que representem perigo para a segurança do trânsito. “Basta considerarmos o quanto o álcool e outras drogas podem comprometer o julgamento de uma pessoa. O simples estado de euforia de quem está ao lado do condutor pode influenciá-lo a dirigir em alta velocidade ou executar manobras arriscadas”, diz o deputado.

Se a

Outros países como, Estados Unidos e Canadá já adotaram a restrição e as medidas são mais rigorosas.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, modificará o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97).

Fonte: Revista Auto Esporte