Thariny Zapella e Giovanna Cleto estão por trás do perfil Fitness Ao Contrário no Instagram | Foto Eduardo Montecino/OCP News
 Thariny Zapella e Giovanna Cleto estão por trás do perfil Fitness Ao Contrário no Instagram | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Na medida em que as redes sociais aproximaram as pessoas, elas também reforçaram padrões de beleza e de estilos de vida. Não é atoa que perfis indicando exercícios físicos, receitas saudáveis e com corpos esculturais se multiplicaram rapidamente no Instagram.

A busca por um corpo que atenda ao esteriótipo de "ideal" é antiga e causa diversos danos físicos e psicológicos, em especial para as mulheres.

Cansadas de tentar atender um padrão, duas jaraguaenses resolveram dar um "chega pra lá" nos perfis tradicionais e criaram o "Fitness ao contrário".

Em pouco mais de quatro meses, a professora de educação especial Thariny Zapella, 24 anos, e a dona de casa Giovanna Cleto, 29, já somam mais de 6.700 seguidores na rede social.

Amigas decidiram criar perfil na rede social por diversão | Foto Reprodução/Instagram

O perfil surgiu de uma brincadeira entre as amigas. Giovanna conta que a ideia inicial era criar uma conta privada para guardar as fotos de pratos e lugares que elas conhecessem juntas.

Thariny não entendeu bem a proposta da amiga e fez um Instagram público, com foto e apresentação das duas. "Me assustei quando vi, mas acabei deixando assim. Logo começamos a receber mensagens de pessoas dizendo que estavam adorando", comenta Giovanna.

Thariny sugeriu a denominação "Fitness ao contrário" e explica que a intenção é justamente brincar com a onda de perfis fitness que existem hoje em dia. "Tem vários assim, mas não nenhum que vá contra. Por isso o nome pegou", avalia.

O número de seguidores da conta cresceu expressivamente nos primeiros dias e não demorou muito para restaurantes e lojas começarem a entrar em contato com as duas para firmar parcerias de divulgação.

Lojas e restaurantes começaram a procurar criadoras do perfil para divulgação | Foto Reprodução Instagram

"Foi bem rápido, ficamos muito felizes. Os lugares passaram a nos chamar para ir experimentar os pratos", observa Giovanna. Thariny explica que primeiro, as amigas pensaram em fazer apenas posts relacionadas à comida, tanto as que elas fazem no dia a dia quanto as dos estabelecimentos que as procuravam.

"Depois começamos a falar sobre aceitação, porque somos assim como mostramos. Seria muito fácil chegar e falar sobre se aceitar e postar uma foto toda retocada. Mas não fazemos isso, deixamos as celulites, a barriga, tudo como é. E está dando certo, o pessoal adora", declara Thariny.

Perfil ajuda mulheres a levantarem a autoestima

As fotos de bolos, tortas, empadas, lanches e diversos outros pratos enchem os olhos de quem visita o "Fitness ao contrário".

Além da gastronomia, as amigas dão dicas de roupas, passeios e compartilham momentos da vida pessoal, com relatos sobre como mantêm a autoaceitação do corpo.

O tema ganhou força nas últimas semanas principalmente pela época de férias, quando as fotos nas praias e piscinas enchem as redes sociais.

Influencers falam sobre autoestima para mulheres que não se encaixam em padrões | Foto Reprodução/Instagram

As influencers comentam que recebem diariamente mensagens de mulheres agradecendo pela mensagem que elas transmitem e dizendo que sentem "uma energia boa" no perfil.

"Já teve seguidora falando que agora se aceita porque começou a acompanhar a gente", destaca Thariny. Ela acredita que o perfil está dando certo justamente por mostrar um "outro lado".

"Podemos comer besteiras e se aceitar, sentir-se bem. Eu estava meio depressiva antes de criar a conta porque entrava no Instagram e só via corpo malhado e dieta, mas pensava que não era isso que queria para mim. Foi um grito de liberdade poder mostrar que não quero ser assim, por isso tantas pessoas se identificaram e conseguiram ter coragem para fazer o mesmo", declara Thariny.

Intenção é continuar com perfil

Apesar das parcerias, o Instagram ainda não é uma renda extra para Giovanna e Thariny. No entanto, as criadoras do perfil já pensam na possibilidade porque a demanda por parcerias e trabalhos de divulgação está aumentando.

Os seguidores também estão pedindo diferentes tipos de posts. Segundo Giovanna, alguns indicam que elas divulguem mais receitas ou apresentem lugares para conhecer em Jaraguá do Sul, enquanto outros querem posts voltados para a autoestima.

"Estamos buscando coisas novas para atender os interesses de todos. As divulgações de lojas e restaurantes que fazemos vem dando bastante retorno para os estabelecimentos", garante a influencer.

Sobre as receitas, as meninas comentam que adoram cozinhar, mas quem acaba se arriscando mais é Giovanna. As duas enfatizam que gostam de preparar alimentos simples, gostosos e baratos.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?