Jaraguaense cria projeto para ensinar pessoas de baixa renda a costurar e empreender. Veja como participar!

Por: Elissandro Sutil

29/08/2017 - 11:08 - Atualizada em: 29/08/2017 - 11:40

Quando a gente fala que os jaraguaenses trazem muito orgulho com projetos, ações e conquistas, não é exagero, não! Desta vez trazemos a notícia de um projeto social lindo que surgiu por aqui, o “Costurando Oportunidades“, idealizado pela querida Diana Demarchi.

Pra quem não lembra, ela é professora e a criadora da Escola de Costurar, que ensina as pessoas interessadas a costurar pela internet. Já fizemos um post sobre ela e ela também já foi parar na nossa série Talentos de Jaraguá do Sul que você precisa conhecer. Pois bem, esse projeto novo da Diana promete atender pessoas de baixa renda, ensinando a driblar a crise através da costura artesanal.

Ela explicou pra gente que com os altos índices de desemprego e a incerteza econômica do país, desenvolver uma habilidade que possa gerar renda extra ou até mesmo ser a principal fonte de renda familiar pode ser a saída para enfrentar isso.

E esse projeto social promove o desenvolvimento de habilidades manuais e gera oportunidades de renda através da costura. A iniciativa pretende atender quatro participantes no formato presencial nas primeiras quatro aulas e mais de vinte pessoas no último dia de aula, quando será abordado o tema empreendedorismo, formalização de negócios e comercialização de produtos pela internet.

“A costura teve e continua tendo um papel muito importante em minha vida profissional e pessoal. Então pensei em compartilhar esse conhecimento e ao mesmo tempo proporcionar para as pessoas com menos condições financeiras o desenvolvimento de uma nova profissão”, comenta Diana.

Assista ao vídeo que ela fala sobre o projeto:

A primeira edição do curso presencial iniciará no próximo dia 18 de setembro e será realizado na sede da Alcateia Colab, um espaço de coworking em Jaraguá do Sul. O curso é gratuito e os participantes concorrerão a uma máquina de costura.

As inscrições foram abertas no nesta segunda feira, dia 28 de agosto, e as pessoas interessadas deverão preencher um cadastro que será disponibilizado no site www.escoladecosturar.com.br. Com base em alguns critérios que estão expostos no site no momento do cadastro, serão escolhidas quatro pessoas para participar, gratuitamente, do curso presencial.

O curso está previsto para acontecer com uma carga de 10 horas divididos em 5 dias e no conteúdo serão abordados temas como costura sustentável, reaproveitamento de retalhos, fabricação de peças artesanais, uso de materiais e equipamentos e também empreendedorismo e meios para comercializar os produtos fabricados na internet.

As pessoas escolhidas não terão nenhum custo, nem de inscrição e nem com o material utilizado. Muito legal, né? E a previsão é que novas edições sejam realizadas no futuro. 🙂