Jaraguá em Dança: Veja a programação de hoje e do último fim de semana do evento

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/10/2021 - 13:10 - Atualizada em: 01/10/2021 - 13:57

A 27ª edição do Jaraguá em Dança entra no segundo e último fim de semana de apresentações (confira a programação abaixo). Entre hoje e domingo serão sete sessões com 91 apresentações, sem contar as participações especiais. As de hoje iniciam às 19 horas. No sábado (2) e domingo (3), serão três sessões, sempre às 13h30, 16h e 19h. Na última, ocorre a exibição especial. A de sábado é com a Escola de Dança Darçar A2 E no domingo, com Studio Liss.

A programação de hoje conta com a participação especial da Apae de Jaraguá do Sul e apresentação especial do Studio de Dança Ornellas com outras 12 exibições.

Evento tradicional do calendário cultural da cidade que ocorre no Grande Teatro da Scar desde 23 de setembro, em dias alternados, conta com total de 15 sessões e volta a contar com a participação de público, restrito a 30% da capacidade do local, o que corresponde a 280 pessoas por sessão. A medida segue as orientações dos decretos sanitários de enfrentamento à pandemia de Coronavírus, que também incluem uso de máscaras, distanciamento e higiene.

Por causa da limitação de público, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promove a transmissão do Jaraguá em Dança ao vivo pelos canais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria. Inscreva-se no canal e receba as notificações para novas transmissões pelo Facebook e pelo YouTube.

A organização informa que os ingressos, gratuitos, serão distribuídos na bilheteria da Scar, dois dias antes de cada sessão. Serão liberados apenas dois ingressos por pessoa. A bilheteria da Scar funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas, sem fechar para o almoço, e aos sábados e domingos, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

O Jaraguá em Dança terá a participação de 33 entidades, 1.225 bailarinos, 55 coreógrafos, 73 auxiliares e 195 coreografias divididas em 15 sessões. De acordo com a secretária Natália Lúcia Petry é uma satisfação realizar o Jaraguá em Dança mesmo com limitação de público, pois trata-se de momento esperado com expectativa por toda a comunidade envolvida.

Foto: Divulgação PMJS

A primeira noite, em 22 de setembro, contou com evento de gala e celebrativo destinado aos coreógrafos, além de apresentação com Edson Nascimento, da Escola de Dança da Scar. Na ocasião, houve o lançamento do videoclipe oficial do evento.

Na noite de 23 de setembro, o destaque foi a participação especial da Companhia Jovem Bolshoi Brasil que reviveu, depois de muito tempo, a emoção das apresentações presenciais. O Bolshoi trouxe o espetáculo “O Gala Bolshoi”, com coreografias diversificadas, dança contemporânea e trechos de renomados balés de repertório, além de trabalhos criados pelos próprios bailarinos e também por profissionais formados na instituição.

Foto: Divulgação PMJS

Outras manifestações artísticas, além da dança, podem ser conferidas. Uma delas é a exposição resultante do 1º Concurso de Fotografias “Jaraguá do Sul 145 olhares”, que fez parte da programação de aniversário do município, em julho. Evento de premiação dos 20 cliques selecionados ocorreu em 12 de agosto, no Centro de Inovação. Na ocasião, ficou conhecida a foto vencedora da votação popular para representar os 145 anos de Jaraguá do Sul. A escolha ocorreu entre 5 a 10 de agosto. Rodrigo Murara teve a foto inscrita na categoria Arquitetura e Monumentos eleita com 1.097 votos, o equivalente a 50,6% do total (2.168).

Os 256 cliques inscritos no concurso passaram por avaliação de três fotógrafos profissionais atuantes em Jaraguá do Sul, com notas de 5 a 10. Os registros escolhidos serão utilizados pela municipalidade como ilustração de campanhas, trabalhos estudantis e em exposições itinerantes. As cinco melhores fotos das quatro categorias receberam premiações em dinheiro.

Foto: Divulgação PMJS