Jaraguá do Sul pode ganhar um parque ambiental, conheça todos os detalhes do projeto

Por: Elissandro Sutil

04/07/2016 - 12:07 - Atualizada em: 04/07/2016 - 14:46

O Instituto Jourdan e a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) entregaram, na última sexta-feira (1º), ao prefeito Dieter Janssen, o projeto do Parque Ambiental Municipal Distrito de Inovação. Será uma área de 44 mil metros quadrados ocupados por atividades diversas numa região com 160 mil metros quadrados de área preservada, totalizando duzentos e quatro mil metros quadrados, no bairro Três Rios do Sul. O Parque ficará próximo a BR 280, a pouco menos de cinco minutos do Centro Universitário Católica SC, Faculdade Senac e IFSC – Campus Geraldo Werninghaus.

Imagem: Instituto Jourdan

Imagem: Instituto Jourdan

Demarcação do local. Imagem: Instituto Jourdan

Demarcação do local, clique para acessar no Google Maps. Imagem: Instituto Jourdan

parque02

Perspectiva de como pode ficar o Distrito de Inovação mais o Parque. Imagem: Instituto Jourdan

A região abrigará, numa primeira etapa, o Centro de Inovação, em fase de construção; o Centro Up!, um centro de startups e aceleradora de empresas, em fase de desenvolvimento; e o instituto e tecnologia do Senai.

Plano conceitual do Distrito de Inovação. Imagem: Instituto Jourdan

Plano conceitual do Distrito de Inovação. Imagem: Instituto Jourdan

A principal orientação do Instituto Jourdan para o parque refere-se ao aproveitamento dos ambientes ecológicos, configurados por florestas de Mata Atlântica, e embasado por um ícone de desenvolvimento sustentável e de inovação.

Conceito para a área do Parque Ambiental. Imagem: Instituto Jourdan.

Conceito para a área do Parque Ambiental. Imagem: Instituto Jourdan.

O que a proposta prevê:

– Estacionamento
– Guarita
– Bicicletários
– Lanchonetes
– Banheiros
– Lago
– Pistas de caminhada e de bicicletas
– Quadra poliesportiva e de futebol de areia
– Áreas de recreação
– Academias ao ar livre
– Parque
– Churrasqueira
– Concha acústica

*Além de outras atrações como bosques, trilhas, mirante, viveiro para mudas e plantas adultas e espaço para educação ambiental. A intervenção tem como meta o menor impacto ambiental.

Imagem: Instituto Jourdan

Para isso, os usos do parque serão acomodados em áreas planas ou que já sofreram modificações. Nas áreas íngremes e preservadas, as trilhas deverão apresentar soluções adaptadas às condições do terreno e, nas áreas de preservação integral, deverão ter bases elevadas apoiadas por pilotis.

parque

Como recomendações gerais são apontadas, para o parque, a instalação de equipamentos de baixo custo, com materiais resistentes, duráveis e de fácil conservação, além da possibilidade de abrigar muitas pessoas aos fins de semana. O projeto prevê a segurança e o bem-estar dos frequentadores, sem a inserção de barreiras agressivas ou inibidoras e, ao mesmo tempo, não comprometendo o equipamento e suas instalações.

Confira a projeção em vídeo, e na sequência mais algumas imagens:

[youtube_sc url=”https://youtu.be/956R-pR77hw” width=”700″ autohide=”1″]

Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul
Imagens: Instituto Jourdan