Hoje começa o inverno! Confira a previsão do tempo para a semana em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

20/06/2016 - 09:06 - Atualizada em: 20/06/2016 - 09:50

A semana começa com a aproximação de uma forte massa de ar frio entre a Argentina e o Uruguai, que vai trazer frio forte para boa parte do Estado. Nesta segunda-feira (20), o dia começou com -5ºC em Urupema, -2ºC em Lages e São Joaquim, 3 a 6ºC boa parte do Estado e entre 8 e 11ºC no Vale do Itajaí e Norte. As temperaturas não baixaram tanto nessas duas últimas regiões porque a noite foi de nevoeiros e/ou nuvens baixas que impediram uma maior queda.

As temperaturas vão seguir baixas em boa parte do dia, já que ao longo da tarde elas não deverão passar muito dos 13 a 15ºC. O céu deve ficar encoberto com chance de chuvisco isolado no Norte e Vale do Itajaí com o sol aparecendo nas outras áreas que terão maior variação de nuvens ao longo do dia.

Confira como deve ficar o tempo esta semana:

previsão

Já na terça-feira, a previsão é que o dia seja de muitas nuvens com poucas aberturas de sol, que ocorrem mais entre o Oeste, Serra e Sul. Há previsão de chuva fraca e passageira em boa parte das cidades. Faz frio porque além do dia começar com baixas temperaturas elas não sobem muito ao longo da terça ficando entre 12 e 15ºC.

O inverno começa hoje!

Hoje começa oficialmente o inverno, mais precisamente às 19h34. A estação mais fria de 2016 deverá ser dentro da sua características principal, ou seja, frio! Mesmo assim, é importante destacar que não há previsão de uma estação rigorosa, mas sim fria como não fez nos dois últimos anos. Essa previsão vem de acordo com o final gradativo do El Niño que influenciou as últimas estações aqui no Estado.

frio_eua_ap_jeffroberson

O inverno meteorológico já começou desde abril, mostrando que as condições do tempo/clima não necessariamente tenham que “obedecer” o calendário astronômico, ou seja, não pense que, se já está frio, no inverno vai ficar ainda mais. Não há essa relação porque o inverno meteorológico já começou dentro do outono astronômico. Isso é normal? Sim, dependendo do ano e dos fenômenos que atuam já tivemos vários anos com “desencontro” entre as estações astronômicas e meteorológicas.

No trimestre, a previsão é de chuva próxima a acima da média para Santa Catarina, sendo os valores acima da média mais prováveis de ocorrer no mês de julho e principalmente em agosto.

Junho deve ser o mês menos chuvoso dos meses de inverno, no entanto poucos episódios de chuva podem alcançar o total esperado. Nesse mês, a chuva deve continuar ocorrendo de forma irregular, com maiores períodos de dias sem chuva e mais ensolarados.

Fontes: Blog do Puchalski, Epagri/Ciram, Cptec