Halloween: conheça a origem e o significado do Dia das Bruxas

Foto R7

Por: Elissandro Sutil

31/10/2019 - 14:10 - Atualizada em: 31/10/2019 - 14:41

O Halloween, ou Dia das Bruxas, como chamamos por aqui é uma tradição muito forte nos Estados Unidos, no entanto, a festa se originou na Europa, com os povos celta. Você sabia disso?

Os celtas habitavam a região onde hoje estão: a Inglaterra, a França e a Alemanha. No fim do verão (geralmente no dia 31 de outubro), o povo celta dava início ao festival Samhain (termo que significa “fim do verão”).

O evento durava três dias e segundo alguns estudiosos era uma homenagem ao “Rei dos mortos”. Uma das marcas da festa eram as fogueiras, feitas para celebrar a abundância de alimentos com o fim do período das colheitas.

Essas fogueiras eram usadas para a queima do joio como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxarias e a peste negra.

Foto Unsplash

Outro costume era o de prever o futuro — podia ser a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro esposo, ou esposa.

Boa parte dos rituais, por se tratar do período de colheita, envolviam alimentos, como couve, repolho, maçã e peixes.

As crianças iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos.

Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

Origem do nome

Halloween vem de “All Hallow’s Eve”, que significa “véspera de Todos os Santos”, que era comemorado no dia 1º de novembro, mas o Papa Gregório 3º mudou a data para o dia 13 de maio.

O povo celta acreditava que no dia 31 de outubro, os espíritos das pessoas mortas voltavam do cemitério para possuir os corpos dos que ainda estavam vivos.

A festa como conhecemos hoje

Em 1875, quando a Irlanda passava pela “Grande Fome”, cerca de um milhão de pessoas, foram forcadas a deixar o país e imigrar para os EUA, levando também as tradições do povo celta.

Mesmo que de forma diferente, já que o clima e a produção agrícola não são iguais nos dois países, a festa da colheita continuou, até chegar ao que conhecemos hoje.

Com fantasias, guloseimas e claro, sustos.

Mas de onde surgiu a ideia de dar sustos?

No dia 30 de outubro de 1938, o escritor inglês fez uma transmissão pelo rádio de Guerra do Mundos. Inúmeras pessoas que não haviam acompanhado a leitura completa acharam que o mundo realmente estava acabando. Essa leitura causou o maior tumulto.

Ao concluí-la, o ator e diretor americano Orson Wells deixou de lado seu personagem para dizer aos ouvintes que tudo não passava de uma pegadinha de Halloween e comparou seu papel ao ato de se vestir com um lençol para imitar um fantasma e dar um susto nas pessoas.

 

 

Desde então, as pessoas começaram a andar fantasiadas e a pregar peças umas nas outras.

Atualmente, o Dia das Bruxas é o maior feriado não cristão dos EUA.

Aqui no Brasil, o dia 31 de outubro também é celebrado o Dia do Saci, que surgiu de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro.

Foto Unsplash

Se é uma festa brasileira ou não, já nem importa mais. Diversos estabelecimentos organizam eventos temáticos, festas à fantasia são realizadas e até as “festinhas da firma” se incluem aí.

E você ai, como estão os preparativos para a festa?

Fonte: BBC

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger