Com mais de 12 horas de atividades culturais gratuitas, o Festival Tenda de Contos SC chega a Balneário Piçarras no dia 22 de agosto (sexta-feira), data em que é celebrado o Dia do Folclore. A programação interativa inclui contações de histórias, apresentações circenses, palhaçaria, exposições, roda de troca de saberes e shows musicais. A nova etapa do projeto multicultural acontece das 8h às 22h, no pátio externo do Ginásio Aurélio Solano de Macedo (Rua 200, s/n – Centro), e é aberta à toda comunidade.
ChatGPT virou shopping ? IA facilita compras online com novos recursos
O festival tem como objetivo democratizar o acesso à arte, à literatura e à música por meio da integração de diferentes linguagens artísticas. A iniciativa busca ainda promover a descentralização cultural e fortalecer os vínculos entre público e patrimônio imaterial. Nesta etapa, a programação vai destacar o folclore e a cultura popular brasileira.
Agenda cultural: um fim de semana de arte, família e esporte para todos os gostos, em Jaraguá do Sul
“A Tenda de Contos nasceu em Piçarras em 2017, sempre com apoio da Prefeitura, Secretaria de Esporte e Lazer, de Turismo, de Educação e Fundação Cultural. Sou muito grata também a comerciantes que abraçaram a ideia desde do início e fomentam a realização no mês de dezembro. São parceiros anuais o Restaurante Tampas, a Padaria Berlin, Construlage, Virtual Life, Rio Açu e Sitio Tudo é Arte. Neste ano, o Festival Tenda de Contos SC circula por várias cidades do estado levando arte e cultura. Tudo de forma gratuita, com acesso aberto para todos os públicos, desde estudantes, professores, empresários, comerciantes, artistas e comunidade em geral”, afirma Bell Bandeira, idealizadora do festival e produtora cultural.
Além de Piçarras, o Festival Tenda de Contos SC já passou por Jaraguá do Sul e Capivari de Baixo e também circulará por Canelinha, Itajaí e Navegantes nos meses de setembro, outubro e novembro. A iniciativa ainda oferta um curso gratuito de produção cultural para artistas e público interessados no tema. Mais informações estão disponíveis no site www.festivaltendadecontossc.com.br, Instagram @tendadecontosSC ou pelo e-mail [email protected].
O Festival Tenda de Contos SC é uma produção da A Braço Arte e Educação e Bell Bandeira Produções, com incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), por meio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura. As empresas incentivadoras desta etapa são a Celesc e a Urbano Alimentos.
Confira a programação completa do Festival Tenda de Contos SC em Balneário Piçarras:
Dia 22 de agosto – Rua 200, s/nº, pátio externo do Ginásio Aurélio Solano, Centro
8h – Brincadeiras da Cultura Popular – Bell Bandeira e Palhaço Coisafina
8h30 – Espetáculo de contação de histórias Folcloreando, por Humberto Soares
9h30 – Artes Circenses – Palhaço Coisafina
10h – Espetáculo de contação de histórias Aia e as Lendas, por Naira Demarchi
10h45 – Artes Circenses – Palhaço Coisafina
11h – Roda de Troca de Saberes: Competências para a Gestão na Economia Criativa
12h – Exposições do Coletivo Arte Rede Circular
13h30 – Apresentação literária: Bell Bandeira convida Mestre Santana, Tio Quirino e Tia Bilica
14h – Espetáculo de contação de histórias Folclorerê, por Alex Nascimento
15h – Artes circenses com Gabriel Menin
15h15 – Maratona de contação de histórias com Maria de Fátima e Marco Martin
16h30 – Roda de Troca de Saberes: Competências para a Gestão na Economia Criativa
17h30 – Show musical com Júlio Gabriel & Leonardo (sertanejo raiz)
19h – Malabarismo com fogo com Gabriel Menin e Marco Martin
19h15 – Espetáculo de contação de histórias: Contos da Ilha da Magia, com Sandra Baron
20h30 – Show musical com Rodrigo Seixas (rock tributo a Raul Seixas)
Sobre o Festival Tenda de Contos SC
O Festival Tenda de Contos SC é um projeto multicultural de continuidade e ampliação do projeto “Tenda de Contos da Bell Bandeira”, que ocorre desde 2017 na cidade de Balneário Piçarras (SC). O evento tem como objetivo promover a difusão literária e a cultura popular, através da oferta de espetáculos de contação de histórias, teatro, circo e música, interativos e dinâmicos, no formato de maratona, de forma gratuita à comunidade e turistas.