O ChatGPT, da OpenAI, acaba de ganhar um upgrade que promete mudar o jeito de pesquisar produtos na internet. Agora no chatbot passa a exibir resultados muito mais visuais e completos: agora é possível ver preços, fotos e avaliações organizadas em cartões, tornando a experiência de compras online mais prática e atrativa.
Antes, quem usava o ChatGPT para buscar produtos recebia apenas descrições, sem valores atualizados ou imagens. Com a novidade, uma busca como “melhores máquinas de espresso abaixo de 200 dólares” retorna recomendações com foto, preço, nota em estrelas e, ao clicar, abre uma barra lateral com mais detalhes, incluindo onde comprar e um resumo das opiniões de sites como Amazon, Best Buy e Reddit.
Segundo Adam Fry, líder de produto de busca do ChatGPT, todas as recomendações são orgânicas, sem anúncios pagos ou patrocínios. A OpenAI fez parcerias para garantir preços atualizados, mas ainda aconselha que o usuário confirme as informações, especialmente no caso de produtos em pré-lançamento, como o esperado Nintendo Switch 2.
Shopping
We’re experimenting with making shopping simpler and faster to find, compare, and buy products in ChatGPT.
✅ Improved product results
✅ Visual product details, pricing, and reviews
✅ Direct links to buyProduct results are chosen independently and are not ads.… pic.twitter.com/PkZwsTxJUj
— OpenAI (@OpenAI) April 28, 2025
A atualização começa a ser liberada para todos, inclusive usuários gratuitos e até quem acessa sem login. Além dos cartões de produtos, o sistema de buscas também receberá sugestões de pesquisas em alta, preenchimento automático e citações aprimoradas.
O crescimento da ferramenta impressiona: desde outubro, quando o ChatGPT ganhou busca integrada, o volume de consultas disparou, atingindo 1 bilhão só na última semana. Agora, com recursos que unem agilidade, organização e conveniência, a OpenAI quer que o ChatGPT se torne um concorrente de peso dos mecanismos de busca tradicionais para quem está de olho na próxima compra.