Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Femusc 2026 entra na reta final com destaques na programação

Foto: Diego Redel/Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

23/01/2026 - 07:01

Encerra no sábado (24), em Jaraguá do Sul, o 21º Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc). Considerado o maior festival-escola de música erudita da América Latina, a edição deste ano teve início no dia 11 de janeiro, reunindo cerca de 600 alunos de quase todos os estados brasileiros e de 21 países, para duas semanas de aprendizado e muita música com professores das mais renomadas orquestras do mundo. Até seu encerramento, no sábado à noite, terão sido apresentados 200 concertos gratuitos realizados no Centro Cultural Scar e em diversos outros espaços da cidade.

Um dos destaques desta reta final de Femusc é a apresentação da ópera Onheama, de João Guilherme Ripper. “Estamos indo para o nosso último fim de semana e nesta sexta-feira à noite será apresentada a nossa primeira ópera brasileira, sobre uma lenda amazônica. No sábado pela manhã, às 10h, temos mais uma vez os Concertos para as Famílias com o Zoológico Musical, seguido pela Orquestra Sinfônica Não Identificada, apresentando suas aventuras pela galáxia. E já no sábado à noite, às 20h30, a nossa despedida do Femusc 2026, no grande teatro da Scar. Nos vemos lá!”, convida o maestro Alex Klein.

Na noite desta sexta (23), às 19h, a Banda Sinfônica do Femusc se apresenta ao ar livre na Praça Ângelo Piazera. A programação completa desta sexta e sábado pode ser conferida em femusc.com.br/programacao

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Homenagem à memória de Arthur Moreira Lima marca Grandes Concertos do Femusc

A noite de quarta-feira (20) foi marcada por um momento de grande emoção no Femusc, com a realização de uma Sessão Solene In Memorian em homenagem ao pianista Arthur Moreira Lima, falecido em outubro de 2024. A cerimônia proposta pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso destacou a relevância artística e humana do músico.

Em seu discurso, Caropreso relembrou a trajetória do pianista e sua forte ligação com a cidade, ressaltando o concerto histórico de 2009 que marcou a inauguração do piano Steinway da Scar, doado pelo casal Wandér e Laurita Weege, e o retorno de Arthur para autografar o instrumento. Durante a solenidade, a presidente do Instituto Femusc, Monika Hufenussler Conrads, recebeu a placa de homenagem e destacou a importância de reconhecer grandes nomes da música brasileira.

Nascido no Rio de Janeiro em 1940, Arthur Moreira Lima é considerado um dos maiores pianistas do Brasil e referência internacional da música erudita. Com formação na Europa e na Rússia e premiações em concursos de destaque, construiu uma carreira consagrada sem deixar de valorizar a música brasileira, aproximando o erudito do popular e democratizando o acesso à cultura por meio do projeto Um Piano pela Estrada.

Da esquerda para a direita: a presidente do Instituto Femusc, Monika Hufenussler Conrads, o maestro e idealizador do Femusc, Alex Klein, e o deputado Dr. Vicente Caropreso, que propôs a homenagem | Foto: Diego Redel/Divulgação

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.