Feira do Livro começa hoje em Jaraguá do Sul! Veja a programação

O universo da literatura se abre novamente aos moradores de Jaraguá do Sul e região nesta quinta-feira (9). Junto das milhares de obras, a 12ª Feira do Livro também vai trazer para o público a arte da música, teatro e do desenho.

Leia mais: Novidade! Pomerlamm Fest terá minifazenda na edição 2018

“São motivos a mais para visitar a Feira do Livro e que podem aproximar quem não tem o costume de ler. Às vezes o objeto do livro provoca certo receio, as pessoas não sabem se vão gostar ou não da leitura”, explica Chiodini.

Dentro dessa diversidade de temas, o coordenador geral destaca que todos eles conversam com a literatura. Um exemplo que ele cita são as canções inspiradas em grandes obras literárias.

Enéias Raasch, no sábado (11) apresenta o novo trabalho, intitulado Terra Som, com composições autorais e poesias de Cruz e Souza. O artista vai apresentar as músicas e os principais poemas do catarinense.

Segundo Chiodini, a expectativa é que até o dia 19 de agosto, de 65 mil a 67 mil pessoas passem pela Feira do Livro. O movimento maior é esperado pelas diferentes atrações e parceria com os patrocinadores.

O evento ainda vai sediar 20 lançamentos de livros durante os 10 dias. De acordo com Chiodini, esta é uma oportunidade para escritores locais se apresentarem ao grande público. “Muitos deles não teriam essa chance em outras ocasiões”, declara o coordenador geral.

Na área dos livros, serão 15 estandes comercializando os mais diversos gêneros literários para os visitantes. A exposição “Mundo Lúdico”, do artista Luciano Martins, estará visível ao público que for visitar a Feira do Livro entre hoje (9) e dia 19 de agosto.

A Feira acontece no estacionamento o Centro Cultural da Scar, localizado na rua Jorge Czerniewicz, bairro Czerniewicz.

Atrações nacionais e premiadas

Logo no primeiro dia de Feira do Livro, a programão já surpreende. Nessa quinta-feira, o ilustrador Roger Mello, de Brasília, vai conversar sobre a forma de contar histórias com imagens.

Ele é um dos maiores ilustradores e autor de livros infantis do planeta. Mello foi o único ilustrador da América Latina a ganhar o Prêmio Hans Christian Andersen – considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

Na segunda-feira (13), o jornalista Zeca Camargo estará no evento para falar sobre música, jornalismo e notícias em primeira mão do seu próximo livro, a biografia de Elza Soares.

O profissional integra o time de apresentadores do “É de Casa”, nas manhãs de sábado da Rede Globo, mas também já esteve no comando do primeiro reality show da Rede Globo, o “No Limite”, e do “Fantástico”.

Terça a grande atração será o professor e coordenador de estudos lusófonos da Universidade de Paris-Sorbonne, Leonardo Tonus. O bate-papo tem como tema “Brasil, França: tão longe, tão perto”.

Brasileiro morando em Paris, ele vai trazer uma discussão a respeito dos estereótipos e preconceitos da cultura brasileira no exterior, as dificuldades na docência da literatura brasileira e um olhar para o seu livro de poemas “Agora vai ser assim”.

Já na quarta-feira, a Feira do Livro recebe o fenômeno da nova geração de escritores nacionais, Ana Beatriz Brandão, de São Paulo. Apesar da pouca idade, Ana já tem dois livros publicados.

O terceiro, “Sob a luz da escuridão”, é uma distopia onde um ditador inspirado em Donald Trump tomou o poder e deu início a uma série de guerras e perseguições incoerentes. A obra acaba de chegar nas livrarias.

Pela primeira vez, evento promove Concurso de Cosplay

Nesta edição, os amantes da literatura terão a chance de encontrar personagens tão conhecidos e aclamados nos livros e histórias em quadrinhos na própria Feira do Livro. Isso porque vai acontecer um Concurso de Cosplay neste sábado (11), no Galpão da Leitura.

O evento acontece a partir das 14h e é gratuito. O concurso será em caráter amador e vai premiar em dinheiro os primeiros colocados. O grande vencedor, por exemplo, pode levar pra casa R$ 1.000. As inscrições para participar já foram encerradas;

Oficinas

Oficina de Quadrinhos, com Rafael Coutinho, de 13 a 17 de agosto

Uma oficina de quadrinhos com um dos principais quadrinistas brasileiros, o paulistano Rafael Coutinho. Vagas esgotadas.

Oficina de Cartas, com Carmen Marangoni, 18 de agosto

Aprenda a escrever cartas com a jornalista e escritora Carmem Marangoni. Inscrições podem ser feitas na secretaria da Feira do Livro.

Entre leituras e travessuras: a educação literária no tapete da sala de estar, com Estela Souza, 18 de agosto

Os participantes serão convidados a repensar alguns mitos que afastam os adultos da literatura e vivenciarão possibilidades de leitura, adequadas ao cotidiano familiar. Inscrições podem ser feitas na secretaria da Feira do Livro.

Horário de funcionamento e entrada

  • Segunda a Sexta-feira: 9h às 21h;
  • Sábado: 9h às 19h;
  • Domingo: 10h às 18h.

A entrada na Feira do Livro é gratuita para todas as atrações, respeitando sempre a capacidade dos estandes, auditórios e o agendamento prévio para grandes grupos, realizado através do e-mail edu10710@jaraguadosul.sc.gov.br.

Programação

Quinta-feira, 9

  • 9h – Início das atividades no Galpão da Leitura;
  • Das 8h30 às 10h e das 14h às 15h30 – Contação de histórias com a companhia Contacausos, de Chapecó;
  • 14h30 – As cores das palavras, com Roger Mello, de Brasília, no Grande Teatro;
  • 19h – Abertura da exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins, de Florianópolis, na Galeria de Arte;
  • 19h – palco livre OCP – Galpão da leitura;
  • 20h – Show com a banda Inverted Colors, de Jaraguá do Sul, no Pequeno Teatro.

Sexta-feira, 10

  • 8h30, 10h, 14h e 15h30 – Contação de histórias com a companhia Contacausos, de Chapecó;
  • 9h – palco livre OCP – Galpão da leitura;
  • 19h – Diálogos Urgentes Sesc: “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho, no Pequeno Teatro;
  • 19h – Ciranda Literária: “A literatura como ferramenta de transformação social”. Bate-papo com o Dr. João Marcos Buch, de Joinville, no Grande Teatro.

Sábado, 11

  • 9h – Início das atividades;
  • 9h30 – Lançamento do livro “A filha de Romeu e Julieta”, de Flavia Keretch, no Galpão da Leitura;
  • 10h – Lançamento do livro “Crimes em nome de Deus”, de Fernando Bastos, no Galpão da Leitura;
  • 10h30 – Lançamento do livro “Aquela foto de 1945”, de Denis Araújo, no Galpão da Leitura;
  • 11h – Lançamento dos livros “Garota em sonho, Garota em Confusão e Direito autoral descomplicado”, de Helena Liebl, no Galpão da Leitura;
  • 11h30 – Lançamento do livro “Porque o vosso orvalho é um orvalho de luz”. de Vania Menghi Nishimura, no Galpão da Leitura;
  • 14h às 17h – Concurso de Cosplay da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, no Galpão da Leitura;
  • 19h – Show Terra Som – Cruz e Sousa, com Enéias Raasch, de Jaraguá do Sul.

Domingo, 12

  • 10h – Início das atividades;
  • 10h30, 11h30, 14h30, 16h30 e 17h30 – Contações de história em família com Thaysa, Josiane e Regiane, no Galpão da Leitura;
  • 13h30 e 15h30 – Contações da Thata, com participação dos Jovens Voluntários do Colégio Evangélico Jaraguá, no Galpão da Leitura;
  • 18h – Término das atividades.

Quer receber as notícias no WhatsApp?