Fabrica da Renault adota produtos WEG para aumentar eficiência

Por: Elissandro Sutil

06/06/2016 - 13:06 - Atualizada em: 06/06/2016 - 13:25

Com o objetivo de otimizar o consumo de energia elétrica e eliminar desperdícios, a unidade de São José dos Pinhais/PR, do Grupo Renault do Brasil, contou com as soluções WEG para reduzir o consumo de energia no processo de pintura da montadora.

Segundo o analista de manutenção da empresa, Fleure de Oliveira Alves, a implantação deste projeto de eficiência energética permitirá à Pintura da Renault do Brasil a busca pela liderança entre as áreas que fazem o melhor uso da energia elétrica, do grupo Renault.

Motores de alta eficiência da linha W22 IR3 Premium, painéis elétricos com inversores de frequência de alta performance da linha CFW11 foram instalados nas 25 principais aplicações do processo de pintura da empresa, como centrais de tratamento de ar, extratores, bombas e incinerador de gases, para adequar o consumo de energia apenas ao necessário exigido pelas aplicações.

Conheça a linha W22

“A automação do processo permitiu a abertura de válvulas e dampers (válvula para controle do fluxo de ar ou pressão) com ajustes mais simples e precisos do processo e consequentemente uma redução significativa no consumo de energia elétrica, além de proporcionar um menor desgaste de polias, correias e componentes elétricos, já que anteriormente as partidas eram diretas”, explica Fleure.

O projeto prevê redução média 35% de economia de energia elétrica no processo de pintura, com redução estimada até o momento de 200 kWh. “Um dos exemplos é da bomba PBC007 do processo do TTS que estava consumindo 21,8kWh e após redução de 60Hz para 50Hz passou a consumir 12,9 kWh, uma redução de 41%”, ressalta o analista.

“Creio que a implementação dos motores com inversores de frequência já estão trazendo diversos ganhos para o departamento, entre eles a economia de energia elétrica, maior e melhor controle do processo, maior confiabilidade, além de proporcionar um menor desgaste de polias, correias e componentes elétricos, já que anteriormente a maioria das partidas eram diretas. A WEG nos atendeu de maneira rápida e precisa com relação aos prazos, padrões e qualidade, o que permitiu o sucesso do projeto”, avalia Fleure.

Fonte: Assessoria de Imprensa WEG
Foto: Divulgação