Fábrica antiga deve virar centro de pesquisa contra o maruim

Por: Elissandro Sutil

07/02/2018 - 10:02 - Atualizada em: 07/02/2018 - 10:37

Nesta terça-feira, 6, durante sessão na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Eugênio Juraszek afirmou que existem planos para transformar a antiga fábrica de leite localizada no bairro Garibaldi em um laboratório de pesquisa para combater o maruim.

Segundo o vereador, uma reunião com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e a Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) será marcada para que a proposta seja apresentada. A ideia é combater o mosquito que tem trazido muitos transtornos aos agricultores e moradores da área rural.

A intenção do projeto é transformar a estrutura da antiga fábrica de leite no Garibaldi em um laboratório de pesquisa. O estudo já está em andamento e é comandado pelo professor e pesquisador Luiz Américo, mas utilizando estrutura na cidade de Joinville.

A intenção é que depois deste encontro, uma comissão de trabalho seja feita para continuar com a pesquisa nessa nova sede. Juraszek acredita que com a nova estrutura localizada em Jaraguá do Sul, o estudo pode ser mais produtivo e apresentar maiores resultados.