Ambos venceram a seletiva estadual Enchefs, realizada na Faculdade Senac de FlorianópolisOs chefs Pedro Segundo Rebollo Couto, de São José, e Rafael Mastella, de Criciúma, foram selecionados para representar Santa Catarina na grande final do Prêmio Nacional Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira, que acontecerá de 1 a 3 de dezembro, em Belém (PA). Ambos venceram a seletiva estadual Enchefs, realizada na Faculdade Senac de Florianópolis, nos dias 30/09 e 1/10.

O grande vencedor foi Pedro, com o prato Sorrentino de camarão com trufas negras. Rafael ficou em segundo lugar, com a criação do prato Pie Memories – torta de ricota com goiabada.

Essa foi a primeira vez que o Estado recebeu o Enchefs, uma iniciativa da embaixadora e coordenadora do festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora do concurso de 2019 e participante do reality Mestre do Sabor. Além de Santa Catarina, o concurso acontece em outros sete estados: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Ceará e Pará.

 

 

Devido à pandemia, a edição 2021 aconteceu sem público e seguiu todas as normas de segurança. Ao todo, 19 profissionais se inscreveram para a seletiva estadual. Destes, nove chefs disputaram a final na semana passada. Os competidores tiveram três horas para concluir os pratos e apresentar para a banca avaliadora, composta por cinco profissionais, sendo três acadêmicos e dois convidados.

O Festival Gastronômico teve como tema Saberes e Sabores de Santa Catarina e buscou valorizar os ingredientes locais. “Este foi um critério bem valorizado pelos jurados e cada detalhe foi levado em consideração”, afirma Janete.

Segundo ela, nas edições anteriores os chefs que representaram Santa Catarina eram indicados, o que não representava o propósito do festival, que é de ser democrático e abrir oportunidade para todos os profissionais interessados em mostrar seu talento.

O Festival Enchefs SC é uma realização do Instituto Multidisciplinar e tem como apoiadores Faculdade Senac Florianópolis, Observatório da Gastronomia SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação.