Curtas-metragens exclusivos serão lançados hoje em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

03/08/2021 - 08:08 - Atualizada em: 03/08/2021 - 08:56

Os curtas-metragens “O voo”, “Insônia”, “Olívia, a Distraída”, “2018”, “O Mundo Mágico de Henry” e “Solitude a Dois” são resultado do edital 134/2020, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com recursos municipais.

Os curtas surgiram do trabalho criativo desenvolvido durante a oficina Frase de Ação. Todos estarão disponíveis a partir das 19h30 desta terça-feira (3) no canal de YouTube da Scar.

O edital 134/2020 antecedeu a Lei Federal Aldir Blanc, de auxílio financeiro ao setor cultural, um dos que mais sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus.

“Estávamos acompanhando as dificuldades enfrentadas por toda a classe cultural. Artistas, produtores, técnicos, montadores e equipe operacional estavam sem qualquer fonte de renda e a lei federal era discutida. Por essa razão, a administração municipal lançou, antecipadamente, um edital com recursos próprios”, explica a secretária Natália Lúcia Petry. “Estamos colhendo, hoje, os frutos deste trabalho. É gratificante ver a realização de projetos de qualidade viabilizados pela Prefeitura e pela secretaria”, justifica.

A oficina Frase de Ação ocorreu recentemente com o objetivo de despertar e estimular a autonomia criativa de atores. Por duas semanas, os participantes tiveram aulas de treinamento corporal e de escrita dramatúrgica, além de orientação para montagem de cenas com Dandara Mendes, Fred Paiva e Marcelo Bulgarelli.