O Telegram Messenger é um programa de mensagens instantâneas, criado em 2013. Ele é totalmente gratuito e tem uma quantidade enorme de vantagens, promovendo mais eficiência e rapidez no envio de mensagens com formatos mais pesados.

O app conta também com funcionalidades como áudio, imagem, vídeo, emojis e figurinhas.

Aproveite para entrar para os nossos grupos do Telegram e ter acesso a todas as informações e notícias em tempo real:

Agora que você já entrou para os nossos grupos, conheça todas as vantagens que você terá no Telegram em relação ao WhatsApp:

Mobilidade

O aplicativo pode ser usado na versão móvel por smarthphones, nos sistemas operacionais Android, iOS ou Windows Phone. Ele também pode ser usado em navegadores web como (Windows, macOS, Linux e Chrome), diferente do WhatsApp suas mensagens são guardadas na nuvem.
O WhatsApp pede que o smartphone permaneça conectado enquanto você acessa o programa no desktop, já o Telegram dispensa essa conexão. O usuário loga apenas uma vez com o auxílio do celular e pode continuar conectado, mesmo que só pelo navegador.

Envio de arquivos e chat

O Telegram permite o envio de arquivos no tamanho de até 2 GB enquanto o WhatsApp, podem ser enviados somente arquivos de até 16 MB.

Outra funcionalidade em que o Telegram passa disparado na frente são os chats: os grupos podem ter até 200 mil usuários e existem permissões especiais para grupos, permitindo que os administradores determinem o que pode ou não ser compartilhado.
Agora é possível que administradores sejam os únicos a postar mensagens nos grupos, enquanto os outros usuários podem apenas ler. Também passa a ser possível retirar a opção de enviar GIFs ou até mesmo figurinhas, os stickers — um recurso que só recentemente chegou ao WhatsApp.

Chat secreto

Você também pode optar em ter uma conversa privada, usando o chat secreto. Nesta opção, o usuário precisa convidar um participante para a conversa e todas as mensagens trocadas no chat não ficam arquivadas no servidor do app, ou seja, elas não irão mais aparecer quando uma nova sessão for conectada à conta.
Cronômetro: é possível ainda ativar uma espécie de cronômetro, apagando todas as mensagens enviadas alguns segundos após ela ter sido lida pelo destinatário. As mensagens apagadas não ficam nos servidores da empresa.
Mensagens criptografadas: não é possível encaminhar as mensagens desta conversa secreta para outros usuários. Caso seja feito uma captura da tela no chat, o aplicativo irá avisar imediatamente o usuário.

Foto divulgação/Telegram

Exclusão de mensagens e Bots

No Telegram, é possível excluir ou até mesmo editar uma mensagem da conversa, sem tempo limitado, e o melhor: ninguém fica sabendo. Já no WhatsApp você até pode apagar uma mensagem para todos os contatos, porém, o tempo é limitado (logo após enviar a mensagem) e todos ficam sabendo que ela foi apagada.

Bots: para quem não sabe, os Bots são robôs que realizam tarefas automatizadas e repetitivas, e eles podem ser acionados pelos usuários do Telegram para algumas funções como: previsão do tempo, rastreamento de encomendas e busca de imagens. O Whats não conta com o serviço.

Outras vantagens e funcionalidades:
  • Uso de um vídeo para a imagem de perfil;
  • Filtro para corrigir imperfeições em fotos;
  • Melhoria para receber alertas de “pessoas próximas”;
  • Preview de fotos e vídeos na lista de conversas;
  • Filtro de mensagens de pessoas que não são contatos diretos;
  • Novos emojis animados;
  • Melhorias específicas para Android, como o player de música.