Conhecer o serviço de tratamento de esgoto é importante para entender a sua responsabilidade de diminuir a carga poluidora, garantindo o retorno à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente. Com as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em Blumenau fechadas para visitação durante o período de quarentena, a BRK Ambiental disponibiliza um tour virtual em uma estação semelhante às do município, por meio do Projeto Portas Abertas 360º.

No portal de sustentabilidade da concessionária, o tour em 360º está disponível em duas versões, uma informativa para adultos e outra com uma linguagem lúdica, porém educativa, com a participação de personagens animados para as crianças. O objetivo da ação é estimular o conhecimento e proporcionar a oportunidade de visita mesmo a distância, já que o programa apresenta na prática temas desenvolvidos em salas de aula de escolas e universidades.

 

 

Além disso, o conteúdo disponibilizado reforça a importância da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia, com a sensibilização das pessoas para a forma correta do descarte de resíduos, não comprometendo as redes de esgoto. De maneira didática, a visita on-line passa por todos os processos de coleta e tratamento até que o esgoto seja devolvido tratado ao meio ambiente.

 

“O projeto Portas Abertas é um programa tradicional em nossas operações e tem como objetivo contribuir com a expansão dos conhecimentos sobre saneamento básico, apresentando de forma prática os processos responsáveis por garantir todas as etapas do tratamento de esgoto. Nossa missão é levar o conhecimento para todos e garantir a saúde, o bem-estar e a preservação do meio ambiente”, explica Cleber Renato, responsável pela BRK Ambiental de Blumenau.

 

No portal de sustentabilidade, as crianças também podem se divertir enquanto aprendem com o jogo da memória “Vilões do Esgoto”. Além de ter que memorizar as cartas para conseguir encontrar seus pares, a brincadeira pede atenção redobrada em relação aos resíduos descartados incorretamente e os transtornos que essas ações podem causar.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul