Em uma década, cobertura de esgoto tratado cresce dez vezes em Blumenau

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

16/04/2020 - 15:04 - Atualizada em: 16/04/2020 - 15:31

Há dez anos, Blumenau iniciava um processo para transformar a realidade dos moradores. Foi a primeira cidade brasileira a conceder os serviços de esgotamento sanitário à iniciativa privada. A BRK Ambiental, que assumiu a responsabilidade por esse trabalho, tem buscado conscientizar os blumenauenses sobre a importância da coleta e do tratamento de esgoto para a saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico, elevando a qualidade de vida.

Hoje, são cerca de 388 quilômetros de redes em operação para coletar, afastar e tratar 19 milhões de litros de esgoto por dia. Os investimentos na área têm contribuído para a despoluição de cursos d’água. Dados obtidos no programa de análise de córregos e rios de Blumenau apontam uma melhoria de 87% na qualidade das águas em ribeirões que já possuem, total ou parcialmente, o sistema público de esgotamento sanitário.

 

“Os números comprovam a importância que cada cidade tem para a melhoria do todo. Além de mais blumenauenses com acesso à coleta e ao tratamento, toda a bacia hidrográfica da região percebe o benefício, principalmente o ambiental”, explica o responsável pela BRK Ambiental em Blumenau, Cleber Renato.

 

Esse crescimento da cobertura do serviço prestado em dez vezes também foi possibilitado pela melhoria de todo o sistema de esgotamento sanitário, com a implantação de novas estações de tratamento no Garcia e na Fortaleza. Além de ampliar a capacidade de coleta e tratamento, fazendo com que 21 dos 35 bairros da cidade passassem a contar com o serviço, as duas estruturas têm capacidade de remoção de 96% da matéria orgânica que recebem e assim contribuem para que a água retorne ao rio Itajaí-Açu com um alto índice de despoluição.

Próximos passos

Após esses primeiros anos de trabalho focado nas regiões Sul e central, a BRK Ambiental inicia o desafio de estender o sistema público de esgotamento sanitário para o Norte. “Para os próximos dez anos temos o desafio de impactar positivamente uma nova região, atendendo suas particularidades, mas sempre reforçando que o trabalho realizado já trouxe muitos avanços para a cidade”, completa Cleber.

Educação Ambiental

O período de concessão à BRK Ambiental é válido por 45 anos e, depois disso, todos os benefícios construídos ficam para o município. Por isso, além das obras que permitirão a conquista da universalização, a empresa trabalha a conscientização dos moradores por meio de programas de educação ambiental.

O Portas Abertas é hoje o maior deles. Lançado em 2013, já recebeu mais de 14 mil pessoas nas estações de tratamento, principalmente estudantes, que são vistos como importantes propagadores de informações para que cada cidadão entenda seu papel neste processo de evolução do saneamento básico em Blumenau.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul