Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Bolsa Cultural recebe avaliação positiva da comunidade jaraguaense e se prepara para 2026

Foto: Divulgação/Secel

Por: Elisângela Pezzutti

21/12/2025 - 05:12

Encerrado no último dia 15 de dezembro, o questionário de avaliação do Programa Bolsa Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), revelou um cenário amplamente positivo e reforçou a importância da iniciativa para a comunidade.

A consulta teve como objetivo ouvir alunos ou responsáveis, identificar pontos de aprimoramento e coletar sugestões que irão subsidiar o planejamento do programa para 2026.

As perguntas abordaram desde a estrutura e os locais das aulas até o aproveitamento dos alunos, a qualidade do trabalho desenvolvido pelos Técnicos Culturais e a autoavaliação de compromisso e desempenho dos próprios participantes. O resultado foi um alto índice de satisfação geral, evidenciando o impacto do Bolsa Cultural.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Entre os depoimentos recebidos, muitos destacaram a transformação proporcionada pelo programa. “Além da interação social, estou realizando sonhos que sem o Bolsa Cultural não conseguiria por conta da condição financeira. Pretendo usufruir da melhor forma possível”, relatou um dos respondentes.

Outro participante ressaltou o caráter terapêutico das atividades: “Além do propósito primeiro, que foi o de aprender, gosto da diversão, dos desafios e do fato de ser um momento dedicado a mim. Enquanto estou em aula, esqueço as demais correrias da vida”, disse.

As sugestões apresentadas serão analisadas pela equipe da Secel e, dentro das possibilidades, poderão ser incorporadas às próximas edições do programa, fortalecendo ainda mais sua atuação.

“Agradecemos quem dedicou um tempo para responder ao questionário. É indispensável o olhar e a voz dos alunos e familiares para que o Programa possa continuar amadurecendo e avançando”, destacou o secretário da Secel, Gilberto Gesser.

Aproximadamente 400 pessoas responderam ao questionário, abrangendo um público diverso, de crianças com menos de 5 anos até adultos com mais de 50. Atualmente, o Programa Bolsa Cultural atende cerca de 2.800 alunos, com o trabalho de 22 Técnicos Culturais distribuídos em 24 modalidades artístico e culturais.

Neste momento, não há inscrições abertas. As novas adesões ao Programa Bolsa Cultural estão previstas para o mês de fevereiro, em formato online ou via site da Secel e em datas a serem confirmadas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.