Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Museu di Ferramenta desenvolve projeto audiovisual sobre os colonizadores do bairro Santa Luzia

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

16/12/2025 - 13:12 - Atualizada em: 16/12/2025 - 13:44

O Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonni está desenvolvendo um amplo trabalho de pesquisa histórica e documentação em vídeo para a criação do Audiovisual do Memorial do Bairro Santa Luzia – Os Colonizadores. O material, que será disponibilizado em 31 de dezembro nas redes sociais do museu, tem como objetivo preservar, valorizar e difundir a memória dos primeiros moradores que ajudaram a estruturar o bairro e moldaram a identidade do local.

A iniciativa dá continuidade a uma série de ações já realizadas pela instituição, como a Pesquisa do Memorial Fotográfico do Bairro Santa Luzia, a Exposição do Memorial e o Livro do Memorial do Bairro Santa Luzia. Atualmente, o acervo do museu reúne quase mil fotografias históricas, que retratam desde os primeiros moradores até momentos marcantes do processo de formação da comunidade.

Ao longo deste ano, a equipe do museu tem se dedicado à análise desse acervo, à investigação da identidade cultural local e à produção de registros audiovisuais contemporâneos no próprio bairro Santa Luzia. As gravações incluem a sede do museu e diferentes espaços públicos, utilizando recursos atuais como filmagens aéreas com drone.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Todo esse material será integrado às imagens históricas, compondo uma narrativa visual e envolvente sobre os primeiros colonizadores, suas famílias, propriedades, atividades econômicas e o legado deixado para as gerações seguintes.

O acervo do museu reúne quase mil fotografias históricas, que retratam desde os primeiros moradores até momentos marcantes do processo de formação da comunidade | Foto: Divulgação

O projeto busca estabelecer um diálogo entre passado e presente, mostrando como costumes, tradições e modos de vida introduzidos pelos colonizadores ainda influenciam o cotidiano da comunidade. No contexto do bairro, o termo “colonizadores” refere-se às famílias que obtiveram oficialmente os títulos de posse das terras, organizando o uso do território e contribuindo para a estruturação social e econômica da localidade.

Além da preservação da memória, a iniciativa também tem como foco o fortalecimento da produção audiovisual no município, a ampliação do alcance das ações culturais do museu e a oferta de uma experiência digital acessível e atrativa para diferentes públicos.

O projeto foi selecionado pelo Edital de Chamamento, que integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Lei nº 14.399/2022). A ação é executada com recursos do Governo Federal e operacionalizada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Acesse:

https://www.facebook.com/museudiferramenta
https://www.instagram.com/museudiferramenta/
https://www.youtube.com/@museudiferramentas

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.