Não são poucas às vezes em que estamos em lugares tão lindos e encantadores, que tudo o que a gente queria era ter um fotógrafo do nosso lado, não é mesmo?
Bom, isso nem sempre é possível, já que geralmente precisamos contratá-los com antecedência.
O aplicativo Banlek chegou com a missão de transformar essa realidade!
O programa usa geolocalização para permitir que o usuário chame um fotógrafo que esteja pela região no momento ou agende uma sessão para outro horário.
- 25 fotos incríveis do National Geographic Brasil para usar como papel de parede
- Alunas catarinenses criam calendário com fotos de idosos de asilo
- Confira os 20 finalistas do concurso mundial de fotos mais felizes do ano
O Banlek foi idealizado pelo militar Sérgio Illa, enquanto ele fotografava o filho durante um treino de surf. “Várias pessoas começaram a me pedir fotos e queriam comprá-las”, conta o empreendedor.
Desta experiência, surgiu o desejo de criar uma ferramenta que conectasse fotógrafos e pessoas que desejam ser fotografadas.
Illa procurou então o desenvolvedor Jonathas Guerra, que acabou virando sócio do negócio. O aplicativo foi lançado em janeiro e já ganhou destaque em reportagens do SBT e Record.
“O grande diferencial do app, é a comodidade de encontrar um fotógrafo independente de onde a pessoa esteja e também de conseguir agendar sessões de fotos com mais facilidade”, garante Jonathas Guerra.
A aplicação está disponível para aparelhos Android, iOS e também possui uma versão web.
Entenda como o aplicativo funciona
Cadastro
Depois de baixar o app, você deve fazer o cadastro. Para isso, o Banlek vai pedir: nome, sobrenome, e-mail, número de telefone e a senha que você quer usar. Cadastro feito!
Fotógrafos
Qualquer um pode se cadastrar como fotógrafo?
A plataforma pretende atender do fotógrafo amador ao profissional. Dentro do perfil de cada profissional, ele poderá incluir os equipamentos que possui, suas especialidades e seu portfólio.
O fotógrafo e o cliente ainda têm amplo contato dentro do aplicativo, por troca de mensagens.
Cadastro
Após fazer o cadastro de acesso você deve ir até o fim da página inicial.
Lá você deve colocar: nome de exibição, nome de usuário, estado e cidade onde mora/atua. Depois é preciso escolher a área de atuação; equipamento utilizado e quais idiomas você fala.

Foto Divulgação Assessoria
O aplicativo surgiu no Rio de Janeiro, por isso, a maior parte dos fotógrafos cadastrados até o momento são de lá.
Você já pode se cadastrar, independente da cidade e estado em que estiver, para incentivar a rede de apaixonados por fotografia em todo o Brasil.
Clientes
Como pedir?
Existem duas formas de marcar uma sessão. Na primeira, o cliente pode fazer um alerta para os fotógrafos que estiverem por perto e queiram aceitar o trabalho.
A segunda é escolher entre os perfis que estiverem na região e chamar diretamente aquele profissional que considerou estar dentro das especificações desejadas.
É sempre bom lembrar que o fotógrafo tem a liberdade de aceitar ou não a sessão solicitada.

Foto Divulgação Assessoria
Você também pode agendar uma sessão. Basta dizer, quando será, o horário, quem vai ser fotografado, o objetivo das fotos e o local desejado.
Depois é só esperar um fotógrafo aceitar sua solicitação.
Onde encontrar as fotos?
Depois de ser fotografado, você pode procurar as fotos pelo lugar e data da sessão, pelo nome de quem fez as fotos ou pelo código do álbum, caso o profissional deixe.
- Fotógrafa catarinense ganha prêmio internacional com foto de gata
- Dia Mundial da Fotografia: veja fotos impressionantes feitas por profissionais da região
- Fotógrafo de Joinville é destaque em revista alemã
As fotos ficam disponíveis em álbuns dentro do app e site, os usuários não têm obrigação de comprá-las e elas podem ser vendidas avulsas ou em pacotes promocionais. O valor das fotografias e as promoções são definidos pelo fotógrafo.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul
Facebook Messenger