Decorar a entrada da casa com uma guirlanda já virou rotina no Natal, mas Guaramirim vai além. Com uma vasta programação para as festas de fim do ano, a cidade foi tomada pelo enfeite, mas ele também começou a ser adotado em outras datas.

O acaso fez a guaramirense Indiamara Valler, 41 anos, mergulhar no mundo do artesanato e há um ano, fazer guirlandas virou rotina na vida da artesã. A palavra "câncer" é instantaneamente assimilada como algo que destrói vidas, mas no caso de Indiamara tem um significado muito maior.

Quando tinha 27 anos, os médicos suspeitaram que ela tivesse a doença, por isso a guaramirense precisou se afastar do trabalho, porém, ainda queria ajudar na renda da família.

"Encontrei no artesanato uma maneira de contribuir enquanto o diagnóstico era realizado", relata.

A suspeita não se confirmou, mas a vida de Indiamara já havia mudado. Uma paixão pelo artesanato surgia e a Art Valler ganhava vida. Em 2017, quando Guaramirim buscava ser reconhecida como a Cidade das Guirlandas, vários artesãos focaram na produção do enfeite queridinho no município.

Foi nessa época que Indiamara começou a produzir guirlandas e não parou mais. Ela costuma reutilizar materiais que já possuí em casa, por isso tem guirlandas de todos os tipos.

"Já fiz guirlanda de concha do mar, ferradura de cavalo, cipó e até de frauda", conta.

Indiamara fala que as guirlandas podem ser encontradas nos mais variados tamanhos e estilos, desde os mais elaborados para os apaixonados, até os mais simples para os minimalistas. "Os mais tradicionais levam ramos de pinheiro, flores e bolas vermelhas", frisa.

Passo a passo de como montar uma guirlanda

Indiamara conta que para fazer uma guirlanda não é necessário gastar muito dinheiro, sendo possível reaproveitar itens que já tem. Por isso ela mostrou como fazer uma guirlanda barata, bonita e que leva apenas 30 minutos para montar.

Passo 1 -  Para começar é preciso pegar um papelão, o tamanho vai depender de como a pessoa vai querer o resultado final. Basta desenhar um círculo grande. Indiamara também aconselha a utilizar uma chapa no lugar do papelão.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Passo 2 - Depois é preciso fazer um outro círculo, desta vez menor. E então cortar o espaço entre os dois círculos, tendo assim a base para que seja feita a decoração da guirlanda.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Passo 3 - No terceiro passo, Indiamara completou o papelão com uma fita verde, fazendo laços similares ao de amarrar um cadarço. É necessário fechar todos os espaços com fitas, que pode ser de qualquer cor, tudo depende do gosto da pessoa e do que ela tem em casa.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Passo 4 - No último passo, a artesã utilizou um laço vermelho e colocou na parte superior da guirlanda. No meio do laço, ela amarrou apenas uma bolinha de natal, mas dependendo do tamanho pode ser utilizado muito mais bolinhas e laços. "Não tem uma maneira correta de fazer guirlanda. Se você fez e gostou já está certo", enfatiza a artesã.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Programação natalina com muitas guirlandas

Nos últimos anos a junção das palavras Guaramirim e Natal resulta em guirlandas, e muitas. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Ademir da Silva, serão mais de 100 guirlandas colocadas na cidade, sem contar os enfeites nas casas. "Ruas centrais, trevos e lojas já estão enfeitadas", conta.

Na próxima sexta-feira, 30 de novembro, Guaramirim terá oficialmente a abertura da "Cidade das Guirlandas - Seu Natal é aqui", com a apresentação do espetáculo infantil "Natal Encantado da Trupe do Bartholo", além da chegada do bom velhinho na Casa do Papai Noel.

"A gente busca motivar os moradores da cidade a decorarem suas casas, comércios e empresas utilizando a guirlanda como símbolo principal", ressalta da Silva.

Após a chegada do Papai Noel, a casa estará aberta para visitação nos dias 1, 2, 7, 8 e 9 das 19h às 22h30 e de 13 a 23 de dezembro, diariamente, no mesmo horário. Além disso terá apresentações em escolas, show dos corais e a Feirinha de Artesanato na Praça Central, onde foi instalado uma guirlanda de quatro metros.

Em 2017 foi feita uma de três metros, esse ano de quatro e nos próximos a ideia é aumentar. "As guirlandas são símbolos de boas vindas, prosperidade e paz. E é esse espirito que nós queremos para Guaramirim", diz.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?