Arquiteto jaraguaense cria projeto incrível para o Parque Municipal de Eventos, veja as fotos

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

17/10/2019 - 09:10 - Atualizada em: 17/10/2019 - 10:05

Se você é um bom jaraguaense, certamente já visitou o Parque Municipal de Eventos, não é mesmo? Se já fez isso (mesmo que poucas vezes), deve ter notado que boa parte do local é voltada para o estacionamento em épocas de pouca festividade.

E foi pensando exatamente nisso que o agora arquiteto Jhony Maycol Costa Lira, de 25 anos, desenvolveu para o Trabalho de Conclusão de Curso (famoso TCC), um projeto incrível para o espaço, de maneira que fosse bem utilizado durante todo o ano.

 

 

Na época, ele fazia estágio na Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) — onde agora trabalha como arquiteto desenhista e orçamentista.

Durante uma visita para avaliar as condições do lugar para possíveis melhorias, Jhony percebeu que as edificações do parque ficavam de costas para o rio e que isso poderia ser melhor aproveitado.

O projeto foi desenvolvido durante o último semestre da faculdade | Foto Divulgação

Após fazer um levantamento fotográfico, percebeu que o entorno do parque é lindo e ficou imaginando formas para as pessoas usarem aquele local.

“Já estava buscando um tema para meu TCC, mas depois daquela visita meio que gerou uma empatia com o lugar. Na arquitetura chamamos isso de genius loci, quer dizer, o espírito do lugar, algo que não tem forma nem pode ser capturado por uma fotografia. Como se fosse a alma, o talento, a vocação e o sentimento do próprio parque”, acentua.

Depois disso, ele entrou de cabeça no projeto, cujo tema foi a requalificação do Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul. Tantos estudos e pesquisas sobre os espaços públicos, os parques e suas tipografias, não poderiam ter outro resultado, senão a nota dez!

Entrada do parque | Foto Divulgação

“O intuito foi fazer um master plan, que também pudesse ser executado em etapas ao longo dos anos”, explica Lira. Para que o novo parque tivesse o tamanho do projeto seria necessário algumas desapropriações de residências próximas.

A rua José Fachini se tornaria uma extensão do local e serviria como acesso de carga e descarga. A rua Walter Marquartd permaneceria como entrada principal e o lugar ainda ganharia uma ponte metálica que faria ligação com a rua João Januário Ayroso.

A ponte facilitaria a mobilidade de pedestres e ciclistas | Foto Divulgação

Pela ponte, pedestres e ciclistas poderiam acessar o Parque de Eventos com mais facilidade. E logo de cara encontrariam o pavilhão, que foi feito em formato redondo, para ser mais eficiente, multifuncional e ainda ter uma vista panorâmica do parque.

Mas as maravilhas não param por aí! O pavilhão também contaria com salas de reuniões restaurantes, café e espaços para coworking. Isolamento acústico e entrada de luz natural, fazem parte do projeto.

Elaborado com dois pavimentos, mais terraço e jardim, Lira idealizou uma horta comunitária na parte superior da construção, inclusive com elevador para que os idosos tivessem fácil acesso.

Próximo ao maior atrativo do local, ficaria o estande de tiro moderno que foi projetado para abrigar estandes de 10 e 25 metros ao ar livre e arquibancadas para o público assistir a treinos e eventos.

Estande de tiro moderno | Foto Divulgação

A terceira maior construção seria o espaço para feiras que também seria multifuncional e teria módulos removíveis para se ajustar ao perfil e tipologia de cada feirante. Além disso, o local também teria área de carga e descarga e banheiros.

Espaço para feiras no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul | Foto Divulgação

O espaço das feiras ficaria próximo da entrada, onde Jhony criou um monumento em homenagem aos colonizadores de Jaraguá do Sul. A obra seria composta por vários arcos em aço corten, cada um deles com tamanho e altura diferentes.

Cada arco significa um colonizador e a faixa de tempo em que ele cruzou o município e o alvo pintado no chão remete um relógio de tempo até os dias atuais.

Monumento em homenagem aos colonizadores de Jaraguá do Sul | Foto Divulgação

Ao lado esquerdo do monumento de colonização, ficaria o espaço para piquenique, que além de ser lindo, teria banheiros em contêineres, para dar apoio a quem fosse passar o dia no local.

Os banheiros em container serviriam de apoio para quem estivesse fazendo piquenique | Foto Divulgação

Como se a área de piquenique já não fosse o bastante, o arquiteto ainda fez um espaço de “águas dançantes”, onde seria possível se refrescar nos dias de calor.

Com as águas desligadas, o espaço se tornaria uma praça para food trucks, em que poderiam ser realizados eventos.

Foto Divulgação

Perto de tudo isso, também seria feito um playground lúdico super diferente e ainda, quadras e campos para a prática de esportes.

Da para imaginar um parque com todos esses atrativos? Nem parece o Parque de Eventos conhecido de todos nós.

Playground lúdico feito por Jhony Lira em seu TCC | Foto Divulgação

“Meu desejo é uma cidade cada vez mais caminhável, que não vire as costas para o rio e valorize cada vez mais os espaços públicos com qualidade”, comenta o arquiteto. Para ele, Jaraguá do Sul está no caminho certo, mas é preciso ainda da união de todos, para fazer um lugar melhor.

Confira o vídeo de como seria o parque

Se você também tem um projeto incrível para Jaraguá do Sul e quer mostrar para todo mundo, manda para gente. Vamos adorar receber a sua ideia!

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger