9 serviços que a biblioteca de Jaraguá do Sul oferece e você não sabia

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

25/04/2018 - 14:04

Espaços como a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa são muito importantes, não só para quem gosta de ler, mas também para quem precisa estudar, fazer trabalhos, ou quer relaxar em um lugar tranquilo.

A biblioteca de Jaraguá do Sul oferece outros serviços além do empréstimo de livros e nós fomos descobrir quais são, para contar pra vocês!

1. Acesso a computadores e Wi-fi

Não tem computador ou internet em casa? Ta na rua precisando de internet pra falar com alguém? A biblioteca oferece computadores e Wi-Fi, que podem ser udados durante 1h, para qualquer pessoa que tiver a carteirinha.

2. Contação de histórias

A biblioteca organiza eventos de contação de histórias, com entrada gratuita e classificação livro. É um ótimo programa para fazer com as crianças, afinal, quem não gosta de uma boa história! O próximo evento será no dia 12/05 com inicio as 10h.

Foto | Patrícia Schroeder Baumann

3. Empréstimo de mídias

Além de livros, é claro, você também pode fazer o empréstimo de CD’s e DVD’s com conteúdo literário e musical.

4. Visitação para estudantes

Professores, já levaram seus alunos para visitar a biblioteca? Para leva-los basta apenas agendar, pois há um cronograma de visitações. Incentivem a leitura a seus alunos, tenho certeza que eles vão curtir uma aula diferente.

5. Caixas-estante

São como bibliotecas ambulantes para instituições educacionais. Para ter acesso é preciso que a entidade tenha cadastro na biblioteca e também alguém responsável por buscar e devolver os livros. Para um maior aproveitamento pedagógico, os materiais tem um período maior de empréstimo.

6. Espaço para exposição, lançamento de livros e eventos relacionados

Quer expor sua arte? Fazer o lançamento do seu livro? Conversa com o pessoal lá da biblioteca! Para agendar é só entrar em contato pelo telefone (21) 2106-8708, pelo e-mail bibliotecapublica@jaraguadosul.sc.gov.br, ou ir até lá e agendar pessoalmente. A utilização do espaço é gratuita desde que seja utilizado estritamente com a finalidade cultural, ou seja, não é permitido exposições, feiras e eventos com fins lucrativos.

7. Programa “Leitura no Terminal”

O objetivo do projeta é abastecer as estantes instaladas no Terminal Rodoviário com jornais e revistas, incentivando a população a ler mais.

8. Projeto “Biblioteca convida”

Mais conhecido como “casinha da praça”, o projeto tem como objetivo a doação de livros com temas variados para a comunidade. A casinha nada mais é do que uma réplica do prédio da biblioteca e é abastecida três vezes por semana.

9. Ônibus biblioteca – Casulo

Promover e incentivar a leitura nos bairros é o grande objetivo do projeto Casulo, um ônibus que leva a leitura para os bairros de Jaraguá do Sul.

Para utilizar alguns desses serviços, é necessário fazer um cadastro. Para isso você precisa levar, RG e CPF, um comprovante de residência atualizado, pagamento da taxa de anuidade e estar residindo em Jaraguá do Sul ou região há pelo menos três meses.

Curtiu saber desses serviços? Aproveite e faça uma visita para conhecer a biblioteca! O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e também abre aos sábado, das 9h às 12h.

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!