7 fatos que chocaram Jaraguá do Sul

A explosão deixou 4 feridos e vitimou 10 pessoas que trabalhavam no local

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/12/2017 - 09:12

Post publicado originalmente em 11 de dezembro de 2014.

Acostumados a uma rotina de paz e tranquilidade, os moradores de Jaraguá do Sul foram surpreendidos, em diversos momentos da história, por notícias que parecem distantes da nossa realidade, mas que um dia acabaram acontecendo por aqui também. Confira os 7 fatos que chocaram a cidade:

1 – Explosão na Fábrica de Pólvora

A explosão deixou 4 feridos e vitimou 10 pessoas que trabalhavam no local

A explosão deixou 4 feridos e vitimou 10 pessoas que trabalhavam no local

No final da rua lateral do Centro Cultural fica a chamada Tifa da Pólvora onde nasceu e cresceu uma fábrica de pólvoras que um dia explodiu, há cerca de 60 anos. Veja a história completa aqui.

2 – Desbarrancamento Barra do Rio Cerro

Foto Luciano Moraes

Foto Luciano Moraes

O desbarrancamento de um trecho sobre um conjunto de casas no trecho entre as ruas Feliciano Bortolini e Ângelo Rubini foi um dos momentos mais chocantes das trágicas enchentes de 2008.

3 – Morte ex-prefeito Geraldo Werninghaus

geraldo

O prefeito e admirado empresário Geraldo Werninghaus sofreu acidente na BR-280, sentido Corupá. Causou intensa comoção. Mais de 5 mil pessoas participaram da cerimônia de sepultamento, em fevereiro de 1999. Sua despedida foi prestigiada por políticos, empresários e pela comunidade.

4 – Operação ouro verde

Policia federaç

A operação da Polícia Federal, empreendida em 2007 e que teve consequências em Jaraguá do Sul, deixou todos perplexos durante sua realização. O caso foi um esquema de lavagem de dinheiro, uma situação inédita na cidade. 

5 – Tiroteio e morte de “caixeiros”

caixas explosao

Explosão de caixas eletrônicos já se tornou, digamos, normal em Santa Catarina. Aqui na região já ocorreram diversos casos mas nenhum deles foi tão espetacular como o ocorrido após a explosão dentro do Supermercado Angeloni, que resultou em tiroteio, perseguição e mortes – sequência que eletrizou a cidade.

6 – Roubo de viatura e perseguição

Captura de Tela 2014-12-11 às 15.56.29

Imagem ilustrativa

Aconteceu nos anos 1990. Um grupo de criminosos planejou um ousado crime: simular uma situação de assalto para chamar a polícia, render os policiais e fugir na viatura. Após uma implacável perseguição que envolveu PMs de diversas cidades catarinenses, os criminosos foram pegos em Araquari e encaminhados ao presídio.

7 – Morte de empresário em helicóptero

menel helic

O acidente com o empresário José Gilberto Menel, em 2011, chocou Jaraguá do Sul. A aeronave caiu ao bater em árvores em um dos morros da Tifa Rio Alma (prox. ao bairro Rio Cerro). Também estavam no veículo o piloto e mais um prestador de serviços que também faria o trajeto até o litoral catarinense.