5 sobremesas alemãs que você precisa provar no Vale Europeu catarinense

Foto Michele Lamin

Por: Gabrielle Figueiredo

03/08/2019 - 11:08 - Atualizada em: 03/08/2019 - 11:42

O Vale Europeu catarinense é muito conhecido pela sua rica cultura, paisagens e, principalmente, sua gastronomia. Imigrantes do velho continente cravaram suas raízes por aqui e seus moradores trazem consigo boa parte dessa tradição em seu dia a dia e, inevitavelmente, na culinária.

Tendo a gastronomia alemã como um dos grandes destaques, preparamos uma lista com algumas sobremesas tipicamente germânicas que você precisa provar quando visitar a região.

Observação: cada estabelecimento tem seu próprio jeito de fazer esses pratos, também influenciados pelas suas receitas de família e aprimoramentos realizados ao longo do tempo.

1 – Apfelstrudel

Foto Paral_lax

E tinha como começar a lista de maneira diferente? Feito com maçã, passas e canela envoltas numa crosta/massa folhada com açúcar confeiteiro, nosso famoso strudel encabeça essa lista e lançamos o desafio: qual o melhor da região?

Normalmente, o doce é servido com molho de baunilha, sorvete ou até mesmo chantilly. Popular na Alemanha e também na vizinha Áustria, você com toda certeza não pode deixar de provar esse prato.

2 – Schwarzwälder Kirschtorte

Foto Falling Sky

Não reconheceu o doce por esse nome? E por Bolo Floresta Negra? Pois é, é dele mesmo que estamos falando. Feito com cerejas, chocolate e chantilly, esse doce é típico da região da Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha, e hoje é um clássico no mundo todo.

3 – Schnecken

Foto Ormuzd Alves

Ou “xinéqui”, para os íntimos. O pão doce está presente em qualquer padaria da região e você encontra dos mais diversos sabores, como nozes, avelãs e até mesmo semente de papoula. Alguns lugares adaptaram a receita para ingredientes mais abrasileirados, mas sem deixar de lado suas propriedades originais: a massa folhada coberta com glacê de açúcar.

4 – Milchreis

Foto Divulgação

Mais uma receita que abrasileiramos. Na verdade, essa aí não sabemos se nós levamos para fora ou eles trouxeram para cá, mas trata-se basicamente do arroz doce (milch=leite e reis=arroz) servido principalmente com açúcar e canela. Enquanto no Brasil prepara-se o arroz com leite condensado, na Alemanha ele é feito apenas com leite, baunilha e pouco açúcar.

Além da tradição na receita, por lá esse prato também é muitas vezes servido como a principal refeição e não apenas como sobremesa.

5 – Cuca

Foto Jutta M. Jenning

Você realmente achou que deixaríamos a Cuca de fora dessa lista? Injustiça maior do que essa seria apenas querer escolher o melhor sabor dentre tantos disponíveis. O que nos leva a dizer que talvez a Cuca seja a receita mais democrática e diversa da região.

Gostou da nossa lista? Se você lembrar de alguma outra delícia da região, conte para nós! E, se sair para saborear uma delas, nos chame, por favor!

Quer receber as notícias no WhatsApp?