A frase de Mário Quintana, “o livro traz a vantagem de poder estar só e, ao mesmo tempo, acompanhado”, é ideal para homenagear autores, que se dedicam aos livros, à maravilhosa aventura de viajar mentalmente pelas histórias, pelo aprendizado, pela cultura e pela diversão. Jaraguá do Sul conta com escritores talentosos que produziram livros extremamente envolventes e criativos. Confira alguns:
“Travessia – 747 dias de bicicleta pelo mundo”, Charles Zimmermann

Foto: Redes Sociais
Para o autor, a bicicleta é uma ferramenta de liberdade. A frase define a obra, que é um diário de viagem de suas aventuras por 40 países, em quatro continentes. O fascínio pelo exótico, o desejo insaciável de descobrir o que existe do outro lado do mundo e a vontade de conhecer e conviver com pessoas e culturas diferentes levaram Charles a partir para uma viagem de 747 dias pelo mundo.
O livro é um diário de viagem, com textos que detalham cada local e paisagem percorrida, além de fotografias que registram paisagens fantásticas e personagens enigmáticos que marcaram a trajetória do autor, que decidiu começar a viajar aos 30 anos, após a morte da sua mãe. A obra é para todos que se interessam pelo mundo e pelas experiências únicas que ele oferece.
“Que Raio é Esse?”, Geise Correia Coelho

Foto: Arquivo OCP News
Conta a história de um menino que sofreu uma queda de bicicleta e precisa passar por um exame de raio-x. A ideia da autora surgiu durante um estágio do curso técnico de radiologia, quando ela se deparou com situações que a inspiraram a criar uma narrativa sobre o tema e tranquilizar crianças que passam por exames radiológicos.
Muitas crianças vão fazer o exame com muito medo do aparelho utilizado e assustadas com o procedimento, o que prejudica a captação das imagens para diagnóstico. No livro, o protagonista que narra a história se refere ao raio-x como “uma foto”, de forma leve e lúdica.
“Verdade Obscura: O dilema de James Bonnet”, C.S Bolton

Foto: Arquivo OCP News
A obra de ficção convida o autor para uma jornada que retrata a história de James Bonnet. Na trama, uma morte desperta James para evitar outra morte: a de seu filho. Numa busca desesperada, ele cria um novo medicamento com ajuda de inteligência artificial.
Porém, uma indústria bilionária deseja se apropriar de seus conhecimentos e fazê-lo silenciar. Assim, ele descobre que a inteligência artificial que salva, também é usada para destruir, com a mesma motivação que persegue a humanidade desde os primórdios: a luta por poder e dinheiro.
“Dança das Flores: inspirando vidas”, Laura Flores

Foto: Arwuivo OCP News
O livro é da escritora e bailarina Laura Flores. Ela conta detalhes da sua trajetória profissional e rotina desde que foi diagnosticada com Síndrome de Susac, doença autoimune rara que afeta os sentidos como visão e audição.
A bailarina iniciou a trajetória profissional aos oito anos e desde os 17, atuou como profissional. Na obra, ela dança com as palavras e conta os maiores desafios e superações do dia a dia profissional e pessoal com a doença.
Voo Peregrino”, Edemilson Lopes

Foto: Arquivo OCP News
Os 30 anos trabalhando no céu como piloto de helicóptero e o mês que passou com a esposa percorrendo o caminho de Santiago da Compostela, foram o tema do livro “Voo Peregrino”, escrito pelo aviador jaraguaense Edemilson Lopes.
Entre tantas outras coisas, Edemilson é apaixonado por voar. Foi piloto-militar, instrutor de voo, comandante de helicóptero e avião e peregrino no Caminho de Santiago de Compostela.