5 coisas que fazem da Scar um dos melhores teatros do Brasil
5 coisas que fazem da Scar um dos melhores teatros do Brasil
Pra todos demais que assim como nós, são apaixonados pelo Centro Cultural de nossa cidade, um vídeo celebrando os 14 anos de sua inauguração (último 16 de maio) e as inovações que trouxe para a cidade. :)
CINCO COISAS QUE FAZEM DA SCAR UM DOS MELHORES TEATROS DO BRASIL
1 - Produção Cultural
- Orquestra filarmônica
A orquestra filarmônica da Scar já tem 17 anos e reúne músicos consagrados. Eles levam a arte erudita ao teatro, popularizando o gênero de forma cativante. Além disso, a orquestra jovem também presenteia os ouvidos de quem visita a cidade ao lado do afinado coral do anfiteatro, que atualmente conta com mais de 40 vozes.
- FEMUSC
A Scar é sede do FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina), que é o maior festival-escola do Brasil. Durante a semana festiva, toda a cidade vira um grande e colorido palco de espetáculos.
- FFA
O Festival de Formas Animadas (FFA) é realizado também no teatro. São apresentadas peças experimentais e de fantoches; técnicas de animação são, ainda, discutidas durante os dias de evento.
- Auto de Natal
Apresentado todo o ano, o Auto de Natal encanta o público com um memorável espetáculo repleto de dança, música e magia.
2 - Acervo Instrumental
Dona do maior acervo de harpas do Brasil, a Scar disponibiliza diversos instrumentos aos seus músicos e alunos. Hoje, o teatro possui:
17 harpas
36 pianos (I Steinway)
88 violinos
50 flautas doce
45 violões
26 contrabaixos
14 violoncelos
9 violas
3 sets de tímpano
2 baterias
2 xilofones
E mais!
3 - Estrutura
- Grande teatro
Com capacidade para até mil pessoas, o Grande teatro conta com uma moderna estrutura para eventos. Sala tratada acusticamente, palco com 300 m² e uma mesa de som inteligente, sincronizada com todo o sistema de luzes e áudio, são outros dos destaques.
- Pequeno teatro
Ideal para eventos menores, o pequeno teatro é capaz de acomodar 250 pessoas. Formaturas e apresentações corporativas costumam ser feita nesse local.
- Salas de eventos
Um salão panorâmico para 500 pessoas e mais seis espaços para eventos diversos ficam ainda à disposição.
4 - Escola de artes
Mais de 20 modalidades de aulas de artes são oferecidas pela Scar. O aluno pode optar por cursos particulares ou públicos de música, dança, teatro ou de artes plásticas.
5 - Sustentabilidade
Primeiro centro cultural a gerar energia fotovoltaica do país, a Scar é capaz de atender a 75% da sua própria demanda elétrica. Como? Através das suas 480 placas solares dispostas por 960m² da cobertura.
De quebra, canaletas instaladas no telhado captam parte da água da chuva, que então é usada em sanitários e limpeza.
...
TEXTO E EDIÇÃO DE VÍDEO: RAMON VOLTOLINI, jornalista convidado