5 coisas que fazem da Scar um dos melhores teatros do Brasil

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/05/2017 - 11:05 - Atualizada em: 26/05/2017 - 09:32

Pra todos demais que assim como nós, são apaixonados pelo Centro Cultural de nossa cidade, um vídeo celebrando os 14 anos de sua inauguração (último 16 de maio) e as inovações que trouxe para a cidade. 🙂

CINCO COISAS QUE FAZEM DA SCAR UM DOS MELHORES TEATROS DO BRASIL

1 – Produção Cultural
– Orquestra filarmônica
A orquestra filarmônica da Scar já tem 17 anos e reúne músicos consagrados. Eles levam a arte erudita ao teatro, popularizando o gênero de forma cativante. Além disso, a orquestra jovem também presenteia os ouvidos de quem visita a cidade ao lado do afinado coral do anfiteatro, que atualmente conta com mais de 40 vozes.

– FEMUSC
A Scar é sede do FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina), que é o maior festival-escola do Brasil. Durante a semana festiva, toda a cidade vira um grande e colorido palco de espetáculos.

– FFA
O Festival de Formas Animadas (FFA) é realizado também no teatro. São apresentadas peças experimentais e de fantoches; técnicas de animação são, ainda, discutidas durante os dias de evento.

– Auto de Natal
Apresentado todo o ano, o Auto de Natal encanta o público com um memorável espetáculo repleto de dança, música e magia.

2 – Acervo Instrumental
Dona do maior acervo de harpas do Brasil, a Scar disponibiliza diversos instrumentos aos seus músicos e alunos. Hoje, o teatro possui:

17 harpas
36 pianos (I Steinway)
88 violinos
50 flautas doce
45 violões
26 contrabaixos
14 violoncelos
9 violas
3 sets de tímpano
2 baterias
2 xilofones
E mais!

3 – Estrutura
– Grande teatro
Com capacidade para até mil pessoas, o Grande teatro conta com uma moderna estrutura para eventos. Sala tratada acusticamente, palco com 300 m² e uma mesa de som inteligente, sincronizada com todo o sistema de luzes e áudio, são outros dos destaques.

– Pequeno teatro
Ideal para eventos menores, o pequeno teatro é capaz de acomodar 250 pessoas. Formaturas e apresentações corporativas costumam ser feita nesse local.

– Salas de eventos
Um salão panorâmico para 500 pessoas e mais seis espaços para eventos diversos ficam ainda à disposição.

4 – Escola de artes
Mais de 20 modalidades de aulas de artes são oferecidas pela Scar. O aluno pode optar por cursos particulares ou públicos de música, dança, teatro ou de artes plásticas.

5 – Sustentabilidade
Primeiro centro cultural a gerar energia fotovoltaica do país, a Scar é capaz de atender a 75% da sua própria demanda elétrica. Como? Através das suas 480 placas solares dispostas por 960m² da cobertura.

De quebra, canaletas instaladas no telhado captam parte da água da chuva, que então é usada em sanitários e limpeza.


TEXTO E EDIÇÃO DE VÍDEO: RAMON VOLTOLINI, jornalista convidado