36ª Oktoberfest Blumenau encerra com público superior a 575 mil pessoas

Por: Felipe Elias

28/10/2019 - 15:10 - Atualizada em: 28/10/2019 - 15:35

Lágrimas nos olhos, sorrisos estampados, e nos corações, sensação de saudade. Assim, o público se despediu da 36ª Oktoberfest Blumenau na noite deste domingo (27). Ao longo dos 19 dias de programação, 576.560 pessoas passaram pelos pavilhões do Parque Vila Germânica. O número representa uma queda de 2,65% em relação a 2018. Foram consumidos 516.704 pratos de gastronomia e 526.281 litros de chope.

Para a organização, o balanço foi considerado extremamente positivo, superando as expectativas iniciais, sobretudo no que diz respeito à qualidade e segurança. “Desde o início da festa, afirmei que a organização não estava preocupada necessariamente com o público presente, mas sim com a qualidade da festa. Estou satisfeito e tenho certeza que entregamos uma ótima edição da Oktoberfest Blumenau”, destaca o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, destaca Marcelo Greuel.

 

 

A utilização de mais de 150 câmeras de monitoramento, algumas delas com reconhecimento facial, aliada ao apoio das polícias, coibiu a prática de crimes dentro da festa. No primeiro fim de semana, a atuação de quadrilhas internacionais resultou no registro de 172 boletins de ocorrência por furto de celular. Porém, ação integrada entre as forças de segurança reduziu o número de BOs para 29 no segundo fim de semana, e apenas cinco neste último, o que representa uma queda de 97%.

Até o fim da Oktoberfest, 13 celulares foram achados e devolvidos, cinco pessoas dessas quadrilhas foram presas em flagrante, e outras 35 serão indiciadas. Além disso, o evento contabilizou apenas dez brigas que necessitaram de intervenção da segurança. “O que mostra a qualificação do público e comprova que a festa está a cada ano mais segura”, afirma o presidente da Comissão de Segurança, Marcelo Schrubbe.

Quer receber as notícias no WhatsApp?