19 curiosidades históricas sobre a Ilha da Figueira, o bairro mais populoso de Jaraguá do Sul

Principal via do bairro, a José Theodoro Ribeiro já teve paralelepípedos antes de ser asfaltada. A foto registra a pavimentação na década de 1980 | Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

18/03/2021 - 05:03 - Atualizada em: 18/03/2021 - 09:41

Bairro mais populoso de Jaraguá do Sul, a Ilha da Figueira abriga algumas das principais empresas da cidade, além de um comércio forte e em pleno desenvolvimento.

Para entender melhor a importância da localidade na história de Jaraguá e região, veja agora algumas curiosidades que você não conhecia sobre o bairro!

19 curiosidades históricas sobre a Ilha da Figueira

1. Os primeiros moradores do bairro foram alguns dos trabalhadores de Emílio Carlos Jourdan, que se mudaram para lá após o fechamento do Estabelecimento Jaraguá, em 1888.

2. Na época, as terras de Jourdan, incluindo o lugar onde nasceu a Ilha da Figueira, ainda pertenciam à princesa Isabel.

3. Os pioneiros da localidade eram imigrantes europeus e afrodescendentes.

Rua José Theodoro Ribeiro na década de 1980, em processo de pavimentação com paralelepípedo | Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

4. O nome “Ilha da Figueira” vem de uma pequena ilha no rio Itapocu, que segundo relatos abrigava uma grande figueira.

5. Com o assoreamento de um braço do rio Itapocu, hoje nem a ilha, nem a figueira existem mais.

Faixa de terra marcada mostra onde ficava localizada a ilha que deu nome ao bairro, imagem revela que o rio Itapocu já foi mais largo nesta altura | Foto Reprodução/Google

6. O bairro tem uma área de 3.182.367,65 metros quadrados.

7. No início, a Ilha da Figueira era ainda maior porque englobava o Águas Claras e Morro da Boa Vista, hoje bairros independentes.

8. A Ilha da Figueira faz ligação com os bairros Boa Vista, Águas Claras, Centenário, Centro, Vila Lalau e Vila Nova.

9. O último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que em 2010 a Ilha da Figueira contava com 10.009 habitantes.

10. O bairro Ilha da Figueira está situado na margem direita do rio Jaraguá, abaixo da confluência com o rio Itapocu.

11. A principal via que atravessa todo o bairro e dá acesso à SC-108 em direção a Guaramirim e Massaranduba é a rua José Theodoro Ribeiro.

12. José Theodoro Ribeiro foi um dos importantes colonizadores da cidade. Nascido em 1892, em Barra Velha, ele radicou-se em Jaraguá e comprou muitas terras onde hoje está o bairro.

Foto Arquivo OCP News

13. Além da família Ribeiro, entre os grandes nomes de famílias que fizeram parte do desenvolvimento da região da Figueira, estão os Drews, os George e também os Krutsch.

14. A Ilha da Figueira conta com 100% de cobertura da água tratada.

15. O bairro conta com três escolas: Holando Marcellino Gonçalves (Homago), Waldemar Schmitz e Lilia Ayroso Oeschler.

Um das principais escolas do bairro, conhecida como Homago | Foto Arquivo OCP News

16. A Ilha da Figueira é berço de grandes empresas do município como Raumak, Metalnox, Real Vidros e Indumak.

17. Para os homens solteiros, é um dos melhores dos bairros para começar um namoro, pois, segundo dados do IBGE, as chances de encontrar mulheres solteiras na faixa etária de 18 a 40 anos são altas na região.

18. O bairro abriga o Parque Via Verde, projeto ambicioso e inovador de áreas de lazer para os jaraguaenses.

19. A Ilha da Figueira era onde ficava localizado o extinto Salão Vitória, ponto de encontro de muitos jaraguaenses nos fins de semana durante as décadas passadas.