A Cemig, uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, contratou a WEG para o fornecimento de 18 subestações compactas integradas, com tensão de 138kV e capacidade de 15MVA, telecomandadas com sistema de proteção e controle completo.

Cada equipamento é constituído de um transformador de potência 138-13,8KV, um módulo híbrido isolado em SF6, para-raios MT, uma chave tripolar compacta de 13,8kV isolada em SF6, além de serviços auxiliares em transformador, retificador e banco de baterias, bem como painel de medição de consumo, tudo isso instalado sobre um chassi metálico (SKID) especificamente projetado para o transporte e aplicação direta na obra.

 

 

As 18 subestações compactas serão entregues até 2022 e serão instaladas em diferentes regiões atendidas pela Cemig em Minas Gerais. O transporte até os locais das obras será realizado por via terrestre, sobre um semirreboque com prancha rebaixada e lá será descarregada sobre base própria já construída pela Cemig.

As subestações compactas darão à rede elétrica da Cemig maior flexibilidade e confiabilidade ao sistema elétrico de distribuição da companhia, além de aumentar a capacidade de carga, ganho em espaço físico e redução de prazo de obra se comparado a uma instalação convencional.

Esse fornecimento reforça a capacidade técnica da WEG em atender as necessidades de cada cliente, sendo um desafio para engenharia, exigindo dedicação e inovação para suprir sua ampla demanda técnica, bem como confiabilidade no equipamento fornecido.

Além disso, a sinergia entre as empresas conquistada durante o avanço e construção da Subestação Compacta Integrada foi essencial para o sucesso do projeto.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul