Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Com novo convênio, WEG servirá de laboratório de testes para 5G

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

12/11/2020 - 10:11

Segundo informações do jornal Valor Econômico, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) devem firmar nesta quinta-feira (12) um convênio com a WEG para que os testes de aplicações 5G na fábrica de máquinas e equipamentos elétricos da empresa jaraguaense sirvam de base para aperfeiçoar a regulação das redes privativas.

A WEG deve servir como um laboratório, testando a rede 5G em paralelo com uma rede convencional de uma operadora.

Dentro do 5G, serão avaliadas duas radiofrequências: uma abaixo de 6 gigahertz (GHz) e outra mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz. Para isso, um instituto de pesquisa independente fará as comparações.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Estes destes serão feitos dentro dos critérios da Third Generation Partnership Project (3GPP), organização internacional responsável por certificações de 5G.

Os avanços propostos para a indústria 4.0 deverão constar da próxima publicação da 3GPP, em 2021.

O 5G conta com uma latência menor do que a registrada em redes 4G – o atraso entre o envio de um comando por um componente da rede e a resposta por outro. Com a nova tecnologia, a resposta é praticamente instantânea.

No começo de outubro, a WEG comprou 51% da V2COM, empresa especializada em IoT (Internet of Things) e soluções de telemedição para sistemas de energia elétrica e Smart Grid, incluindo redes 5G.

 

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).