Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

WEG amplia atuação na COP30 com ativações em parceria com a iniciativa Voz dos Oceanos

Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

04/11/2025 - 19:11 - Atualizada em: 04/11/2025 - 19:44

A WEG anuncia uma série de ativações exclusivas durante a COP30, em Belém/PA, em parceria com a Voz dos Oceanos, iniciativa brasileira de impacto global liderada pela Família Schurmann, que promove a defesa e recuperação dos oceanos por meio de ciência, educação e inovação.

Como parte dessa parceria, a iniciativa ocupará a icônica Casa das Onze Janelas, transformada na Casa Vozes do Oceano durante o evento. O espaço, gratuito e aberto ao público, contará com uma exposição imersiva apoiada pela WEG, além de instalações artísticas que convidam à reflexão sobre o futuro do planeta e os desafios ambientais que enfrentamos.

A atuação da WEG na COP30 vai além do apoio à exposição. A empresa também será protagonista na pauta da transição energética, apresentando cases e soluções em painéis temáticos que norteiam sua estratégia de sustentabilidade baseada em quatro pilares: eficiência energética, eficiência operacional, energias renováveis e mobilidade elétrica.

E essa jornada começa antes mesmo da abertura oficial da COP30. A bordo dos veleiros Kat e Aysso, que integram a missão da Voz dos Oceanos, a WEG estará presente com soluções sustentáveis embarcadas, contribuindo com tecnologias limpas e eficientes que apoiam a navegação consciente. O veleiro sustentável Kat chegará a Belém já no início de novembro e ficará ancorado no píer da Casa das Onze Janelas, recebendo visitantes em horários previamente agendados para experiências guiadas e interativas.

Acompanhe os eventos que a WEG promoverá com a Voz dos Oceanos na COP30:

Painel: Transição Energética para a Descarbonização
Data: 12/11/2025 (quarta-feira) às 19h

Painelistas: Júlia Cruz, Secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Gustavo Cerqueira Ataíde, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME (a confirmar), Davi Bomtempo, Superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Daniel Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG e Paulo Dallari, Diretor de Reputação e Governo da Natura.

Visita ao Veleiro Kat
Data: 13/11/2025 (quinta-feira) às 17h

Recepção: Capitão Wilfredo Schurmann e equipe WEG

Painel: BESS – O elo principal para a Transição Energética
Data: 13/11/2025 (quinta-feira) às 18h.

Painelistas: Harry Schmelzer Neto, Diretor de Negócios Solar, BESS & Building da WEG, Sandoval Feitosa, Diretor-Geral da ANEEL, Solange Maria Pinto Ribeiro, CEO da Neoenergia.

Painel: Fornecedores Sustentáveis – Caminhos para a descarbonização
Data: 14/11/2025 (sexta-feira) às 18h.

Painelistas: Gabriela Vieira, Chefe de Sustentabilidade da WEG, Alex Pereira, Diretor Geral de Mercado Industrial da SKF Brasil, Gayle Schueller, Vice-Presidente e Diretora Executiva de Sustentabilidade da 3M e Gabriel Magdalon, Vice-presidente LATAM da JA Solar.

Presença Institucional e Impacto na COP 30

A presença da WEG na COP30 reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. A empresa participa como Co-Chair da SBCOP- Grupo de Trabalho de Transição Energética da COP, iniciativa da CNI que reúne empresas e instituições nacionais e internacionais para fortalecer o papel do setor produtivo nas discussões climáticas, representada pelo Diretor de Sustentabilidade de Relações Institucionais, Daniel Godinho.

Entre os destaques da programação, a WEG apresentará o case ATAIC — uma agroindústria comunitária na Amazônia operando 100% com energia limpa (solar + baterias BESS), em parceria com a Natura. O projeto promove a redução do uso de diesel, diminuição de custos e emissões de carbono, além de gerar impacto social e econômico positivo para comunidades ribeirinhas.

A empresa também estará presente na iniciativa Virada Sustentável, com o Barco da Esperança, que navegará de Manaus a Belém entre os dias 4 e 7 de novembro, atracando na COP30 de 10 a 21 de novembro. O barco receberá 250 convidados, incluindo líderes empresariais, especialistas, representantes do setor público e da sociedade civil, para discussões sobre preservação ambiental e transição energética.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).