Tendência de geração de emprego é puxada por costura em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

18/05/2019 - 05:05

As expectativas para os empregos estão favorável: segundo a consultoria Tendências, a expectativa é de que sejam criadas pelo menos 800 mil novas oportunidades de trabalho ao longo de 2019.

Em Jaraguá do Sul, segundo dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), a procura por trabalhadores tem sido liderada em peso pela demanda por costureiras.

Na melhor semana para contratação do setor, a última de fevereiro, somente no Sine haviam 30 vagas para a posição em indústrias da cidade.

Nas demais semanas, o setor registrou consistentemente faixas entre 8 e 10 vagas no Sine. No serviço estatal de emprego, poucos setores tem demonstrado expressividade similar.

Há demandas pontuais por vendedores, por atendentes de lanchonete e por profissionais dos setores metal-mecânico e elétrico – mas não ao nível visto com o setor têxtil.

A percepção é reforçada pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Só no primeiro trimestre, foram 2.327 contratações no setor, que tem rotatividade relativamente alta, com 1.307 desligamentos no mesmo período.

Número de indústrias do setor têxtil justifica demanda na área de costura | Foto Eduardo Montecino

As linhas operacionais mais procuradas na região são para atender a demanda da indústria têxtil e metalúrgica, tais como costureiras, tecelões, eletricistas, mecânicos, torneiros, fresadores, entre outras.

Linhas administrativas e de gestão são as mais variadas, tanto para a indústria como para o comércio e prestadores de serviços em geral.

Forte procura, mas muitos desempregados

Segundo a consultora de RH Viviane Moras, da agência Meta RH, o setor é um que sempre tem forte procura. “Como temos muitas empresas no setor têxtil e a mão de obra é limitada, sempre temos demanda alta no setor têxtil”, comenta.

Ela destaca que a percepção para 2019 é de mais otimismo, embora ainda restrito.

“Visto que a economia aos poucos vem se recuperando,  apesar de ainda estarmos distantes  do número de vagas abertas para a quantidade de pessoas disponíveis a procura de emprego”, adiciona.

Segundo a consultora, a diversidade de conhecimentos tem sido cada vez mais necessária.

“As empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados e com conhecimentos generalistas”, explica.

Além do conhecimento, o perfil comportamental também é um fator bastante decisivo na hora da contratação.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?