Sem emprego ou em busca de uma nova vaga? Saiba como se recolocar no mercado de trabalho em 2020

Foto Pexels

Por: Elissandro Sutil

07/01/2020 - 05:01

O Brasil vem se recuperando economicamente, mas ainda registra alta de desemprego pelo país.

Por outro lado, em Santa Catarina e em Jaraguá do Sul, os números mostram que o cenário é mais otimista para quem está a procura de um emprego ou de se reposicionar no mercado de trabalho.

Jaraguá do Sul seguiu, em outubro, a tendência positiva na geração de empregos, com 331 postos de trabalho abertos no mês, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ainda assim, é importante ter claro que em momentos de incertezas na economia, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido e uma recolocação profissional pode ser mais difícil.

“Neste período de economia instável pode ser mais difícil para quem não tem experiência no mercado de trabalho, mas existem algumas estratégias que o trabalhador pode adotar para aumentar suas chances”, avalia o gerente do Sine de Jaraguá do Sul Ronnie Lux.

Para quem está em busca do primeiro emprego ou está desempregado e quer voltar ao mercado de trabalho, a primeira estratégia sugerida pelo gerente é buscar a capacitação profissional.

Seja para aprimorar e atualizar os conhecimentos ou para realizar cursas nas áreas em que o candidato deseja atuar.

“Sem dúvidas que a chance de conseguir um emprego aumenta para um candidato que tem conhecimento do que aquele candidato que procura recolocação sem algum conhecimento na área especifica oferecida”, diz Lux.

Outra variante que aumenta a chance de primeiro emprego ou recolocação no mercado, destaca o gerente, é no primeiro momento entregar currículos principalmente em empresas próximas à residência do candidato.

A proximidade da residência e da empresa pode ser interessante tanto para o candidato quanto para a empresa, afirma Lux.

Finalmente, ao conseguir uma entrevista de emprego, é importante que o candidato busque informações sobre a empresa e função desejada.

Reposicionamento no mercado de trabalho é possível, saiba como

No caso dos candidatos que estão empregados e procuram alguma outra vaga, seja por questões de salário ou para se recolocar no mercado na área que já está estabilizado, a dica do gerente do Sine Ronnie Lux é pesquisar.

“O candidato deve realizar um estudo bastante aprofundado sobre a empresa e as funções que deseja concorrer e estar preparado para responder sobre elas durante a entrevista”, diz o gerente.

Outro conselho de Lux é que o candidato simule em casa uma entrevista de emprego, por exemplo, em frente ao espelho ou, se possível, filmando.

Dessa forma, diz o gerente, o candidato pode verificar e aprimorar suas respostas nos itens que sentir mais nervosismo ou desconhecimento.

7 dicas para conseguir uma vaga no mercado de trabalho

  1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento, mas lembre-se que não deve ser utilizada somente no momento de necessidade. Também esteja pronto para ajudar e nunca deixar de ser lembrado.
  2. É importante definir uma estratégia para fazer sua apresentação pessoal, de forma transparente, transmitindo segurança e preparo.
  3. Chame a atenção do entrevistador e desperte seu interesse apresentando um currículo bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal. Aponte seus objetivos e potencial.
  4. Cuide de sua imagem pessoal, ela é tão importante quanto os demais itens. Demonstrar autoestima e amor-próprio indica que também será feito um bom trabalho.
  5. Mantenha-se atualizado sobre as mudanças do mercado, buscando conhecimento e informações além da sua área de formação.
  6. Conheça as empresas em que você tem interesse em conseguir uma oportunidade. Analise os produtos ou serviços, a estrutura e também sua colocação de mercado.
  7. Autenticidade e transparência são pontos que atraem as empresas. Por isso, não force um personagem e apresente-se como você é, demonstre seu valor nas competências técnicas e também de comportamento.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger