Produção agrícola dos municípios do Vale do Itapocu sofre com a falta de chuva

Foto Eduardo Montecino/Divulgação PMJS

Por: Pedro Leal

26/05/2020 - 05:05

Castigada pela estiagem que afeta o estado desde junho passado – com queda de até 500 milímetros na média de chuvas no estado – a safra catarinense dos principais grãos – arroz, feijão, milho e soja – deve registrar uma queda de 4,7% em 2020, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura.

A previsão é de que a safra do ano seja de 6,14 milhões de toneladas, 300 mil toneladas a menos que as 6,44 milhões registradas na safra anterior.

Segundo projeções da meteorologia da Secretaria de Estado da Agricultura, neste ano a maioria das regiões registrou redução de 300 milímetros na precipitação em relação à média histórica, chegando a 500 milímetros de diferença em algumas localidades da Serra e do Oeste.

A estiagem já traz impactos sobre a região do Vale do Itapocu, afirma o secretário de desenvolvimento agrícola de Jaraguá do Sul, Daniel Pech.

Segundo o secretário, os maiores impactos têm sido sobre os bananicultores – sem água, o fruto não “engorda”, resultando em uma safra precária – e sobre a piscicultura, com dificuldade em manter as lagoas em níveis ideais.

Foto Eduardo Montecino/Divulgação PMJS

Rizicultores, olericultores e pecuaristas também têm relatado prejuízos, que ainda estão sendo mensurados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Na tentativa de amenizar os impactos, a prefeitura tem encaminhado água para os produtores mais prejudicados, para irrigar as plantações e para manter os níveis das lagoas e lavouras.

“Estamos molhando as lavouras de banana com nossos equipamentos, para amenizar os danos. Estamos também encaminhando caminhões pipa onde é possível para as lagoas de piscicultura, que já registram mortes de peixes”, explica.

Ainda não há relatos de produtores jaraguaenses sem água para seus rebanhos.

Segundo Feldmann, a estiagem veio acompanhada do impacto econômico decorrente da pandemia do Covid-19.

Os produtores que até então vendiam diretamente para o município e para os mercados tiveram seus negócios afetados uma vez que as aulas presenciais seguem suspensas e o consumo foi reduzido.

Situação em Guaramirim

Segundo o secretário de agricultura e pecuária de Guaramirim, Jorge Feldmann, o município também está em alerta por conta da estiagem.

“Registramos prejuízos nas plantações de banana, milho, verduras e palmáceas. São cultivos que necessitam de boa irrigação e com a estiagem, estão defasados”, explica.

O nível dos prejuízos ainda não foi calculado. “A pasta atua agora orientando e incentivando que produtores com condições instalem um sistema de irrigação”, completa Feldmann.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul