Prefeitura lança projeto “Palhoça + Turismo 2030” com ações estratégicas

Praia da Guarda do Embaú é um dos pontos turísticos de Palhoça | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/04/2021 - 12:04 - Atualizada em: 08/04/2021 - 12:37

De acordo com um estudo publicado no ano passado pela Oxford Economics, empresa especializada em análises econômicas em escala global, o segmento turístico representa aproximadamente 10,4% do PIB mundial.

No Brasil, a atividade turística é responsável pela movimentação de cerca de 8% da economia do país.

Ciente da importância econômica do segmento, a prefeitura de Palhoça, através da Secretaria de Turismo, elaborou o projeto “Palhoça + Turismo 2030” que reúne o conjunto de estratégias que visam desenvolver a atividade através de diversas ações.

 

 

O documento foi lançado oficialmente através de um ato simbólico na sede da prefeitura de Palhoça na última quarta-feira (31).

“Planejamos estratégias que serão desenvolvidas em curto, médio e longo prazo. A ideia é desenvolver ações que beneficiem a atividade empreendedora no setor e, também, a população de maneira geral”, afirma o prefeito de Palhoça Eduardo Freccia.

Um dos diferenciais do projeto foi a utilização de documentos internacionais e nacionais como referência para a elaboração das estratégias.

“O processo metodológico contou como o estudo das ações de desenvolvimento sustentável da ONU e do Plano Nacional de Turismo. Com isso, estamos em sintonia com as ações de sucesso no Brasil e no mundo”, destaca Júnior Secco, secretário de Turismo do município.

O projeto terá grande importância no desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo que tem como objetivo a promoção do ordenamento territorial do espaço turístico no município. Vale destacar que, atualmente, em Palhoça, todo o território é entendido como espaço turístico, e não apenas áreas pontuais como o sul ou a região litorânea.