Pandemia do coronavírus leva 148 mil pessoas ao desemprego em Santa Catarina

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

03/04/2020 - 08:04 - Atualizada em: 03/04/2020 - 10:59

O Sebrae/SC divulgou, nesta quinta-feira (2), uma pesquisa em que apresenta o impacto da pandemia do coronavírus nos empregos do estado. De acordo com a sondagem, que analisou os pequenos negócios, cerca de 148 mil pessoas já perderam seus empregos desde o início do isolamento social, em 18 de março.

Santa Catarina tem 785.147 pequenos negócios, dos quais 380.472 são micro e pequenas empresas e os demais microempreendedores individuais (MEIs), que são responsáveis por 91% dos empreendimentos, 57% dos empregos formais e 37% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Para o estudo, o Sebrae ouviu 2.120 empresários, de todas as regiões de Santa Catarina. A pesquisa apresenta um índice de confiança de 95%, cuja margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dos entrevistados, 19,5% das micro e pequenas empresas afirmam já terem feito, em média, duas demissões nesse período.

 

“Os números são impactantes e, ao expor eles, o Sebrae chama a atenção para as 148 mil pessoas que estão no caminho da perda de renda hoje em Santa Catarina. Entendemos que a luta contra a pandemia é e deve ser prioridade, mas é preciso chegar a um equilíbrio para garantir que essas pessoas possam ter seus empregos, já que essa é a única forma de manter o sustento de suas famílias. A nossa preocupação neste momento é com a vida humana”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

 

 

Em relação ao faturamento, 91% dos empresários registraram uma redução de 90% no faturamento, o que resulta numa perda bruta de R$ 4,4 bilhões.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul